sábado, 29 de outubro de 2011

COMO É DOCE O MEL DE ORTIGUEIRA


As abelhas operárias trabalham sem parar e o resultado dessa intensa missão se transforma na maior produção de mel do Estado do Paraná. Segundo dados do IBGE, divulgados no decorrer desta semana, o município paranaense de Ortigueira, localizado a 113 quilômetros de Apucarana é, agora, o segundo maior produtor de mel do Brasil e o maior produtor do Paraná, com cerca de 10% da produção estadual e 9,33% da produção nacional.

O município produziu 510 toneladas do produto no ano passado quando a produção do Estado foi de 5,4 mil toneladas. O Brasil teve queda de 2,5% em relação a 2009, ficando com 38 mil toneladas e sem atingir a meta de 50 mil toneladas prevista no setor.
A primeira colocação no ranking ficou com o município de Araripina (PE), com 655 toneladas, uma diferença de apenas 145 toneladas em comparação com Ortigueira. O principal estado produtor foi o Rio Grande de Sul, com 18,7% de participação no total nacional.
Fatores climáticos e de manejo haviam reduzido a produção de mel em Ortigueira nos anos anteriores e esta mudança se deve com o fomento da atividade que agora comprova que o mel de Ortigueira é muito doce, para alegria dos apicultores locais.

sexta-feira, 28 de outubro de 2011

APRENDA ESPANHOL CANTANDO

Você está ouvindo o rádio e de repente toca uma canção em espanhol. Você lembra que precisa aprender a língua por uma série de motivos, mas acaba esbarrando nos compromissos que te tomam muito tempo e, além disso, o investimento num curso é relativamente alto.
Dessa maneira, você abandona mais uma vez a idéia e segue cantarolando a música num autêntico “portunhol” como muita gente o faz Brasil afora.
Mas a solução para se aprender espanhol com custo baixo e com uma facilidade muito grande já existe. Não se trata de mais um desses métodos milagrosos que você acaba também abandonando. 
Aprender espanhol cantando é tudo o que você e muitas pessoas desejam e o método revolucionário já está ao seu alcance graças aos esforços de um jovem argentino que veio morar no Brasil e descobriu o quanto as pessoas por aqui necessitam aprender o espanhol. Ao contrário do que muitos pensam e, apesar de parecer tão simples, a língua espanhola tem lá seus embaraços, já que muitas palavras nem sempre querem dizer o que soa aos nossos ouvidos.
Pois bem; Espanhol com Música é um material didático complementar para aprender e praticar este idioma em todos os níveis de estudo e também muito indicado para as pessoas que desejam começar a aprender espanhol.
O sistema é interessante e inclui uma apostila com exercícios didáticos e de memorização que são acompanhados por um CD de músicas onde o estudante aprende com vários sucessos da música pop latinoamericana cuja seleção foi minuciosamente feita visando uma fácil compreensão. Através deste método criado por Roberto Garay, você pode aprender e memorizar mais de 100 verbos e 300 novas palavras de vocabulário além, é claro, de ficar afinadinho em muitos sucessos musicais que integram o CD.
Nome de cantor o autor já tem: Roberto Carlos Garay Silvestre, nascido em 1977 em Buenos Aires onde viveu por 17 anos. Em 1995 ele veio morar no Brasil e escolheu a cidade de Curitiba para dar seqüência aos seus estudos. No ano seguinte iniciou sua carreira de cantor e passou a se dedicar ao estudo de canto vindo a participar do coral Corolírio. Ao longo de sua jornada, até 2006, Roberto participou de várias bandas onde fez suas primeiras apresentações na cidade. 

Enquanto concluía seus estudos, trabalhava como professor particular de espanhol em algumas escolas de idiomas da capital paranaense onde teve contato com várias metodologias. Passou então a usar músicas em suas aulas e percebeu que dessa maneira os alunos assimilavam muito mais o aprendizado.
Incentivado por seus alunos, Roberto Garay optou por cantar somente em espanhol, iniciando assim sua carreira solo com a missão de levar a cada canto do Brasil o melhor da música pop latina.

A partir de 2006 ele começou a elaborar o seu próprio material didático que batizou de “Espanhol com Música” e que vem, desde então, aperfeiçoando a cada ano e garantindo o aprendizado de muitas pessoas. Além disso, Garay conseguiu com a fusão perfeita de suas habilidades atingir a realização de seus objetivos e está cada vez mais empenhado em levar mais longe o seu interessante método de aprendizado.
Para obter mais detalhes e inclusive adquirir o método Espanhol com Música, basta que você visite o portal www.espanholcommusica.com
Quem desejar, pode utilizar o telefone (41) 8431-9627.

terça-feira, 25 de outubro de 2011

O FIM DE KADAFI E A PERGUNTA QUE NÃO CALA

Alguém escreveu faz pouco tempo a respeito das mudanças radicais que estão ocorrendo em todo o nosso planeta.
A mensagem, ditada por um espírito do qual agora não recordo o nome, pedia para que começássemos a observar os acontecimentos ao nosso redor. Desde o seio da família, os corredores do trabalho, a agitação nas ruas, as intempéries da natureza, os protestos por todas as partes, a ganância sem limites, o consumismo desenfreado, a fome, a sede, a dor, o sofrimento enfim.
Em suas extensas linhas o espírito iluminado por diversas vezes fez inúmeros alertas, voltando-se enfaticamente à violência que se alastra por todas as partes apropriando-se dos nossos bens mais valiosos: a paz e a tranqüilidade!
Há poucos dias, o mundo pode ver pelas telas dos televisores o fim do ditador Muamar Kadafi em cenas que já chocam cada vez menos e que nos levam a pensar nos valores humanos, a questionar o avanço da violência e a buscar respostas para a pergunta que não cala: O que fazer Senhor?


Leia o texto completo  em 
 www.guardiaodoportal.blogspot.com

PLAYBOY DE ADRIANE GALISTEU É A MENOS VENDIDA DAS EDIÇÕES DE ANIVERSÁRIO

Há longínquos 16 anos chegava às bancas a então “tão esperada” edição da Revista Playboy estampando Adriane Galisteu como viera ao mundo. Eu já nem lembro mais do ensaio e duvido que você também recorde. A menos que você seja colecionador da revista e tenha ido agora dar uma folheada naquelas antigas páginas.
Bem; a Playboy de aniversário mais recente(agosto 2011) trouxe a loira outra vez na esperança de “quebrar a banca” como em 1995 quando a revista vendeu 921 mil exemplares. A loira deu show na época. Más línguas comentam que o sucesso de então se deve ao fato de que todo mundo queria ver a então namorada do falecido Ayrton Senna peladona.
Os anos se foram e a Galisteu seguiu sua vida entre os altos e baixos inerentes a todos nós.
Esta edição recente vendeu somente 159 mil exemplares ficando apenas 762 mil abaixo da antiga edição.
Galisteu continua linda, mas os leitores pelo jeito preferem observar outras peles pelas páginas da revista e pelo ranking das edições de aniversário, Galisteu acabou ficando com a lanterna. Nos últimos cinco anos, a atriz Cleo Pires é quem ocupa tranqüila a primeira colocação com 700 mil exemplares. Depois aparecem Grazi Massafera, Flávia Alessandra, Priscila Pires, Íris Stefanelle e Carol Castro.
Comenta-se ainda que nem a polêmica declaração da Sandy na edição com Galisteu ajudou muito nas vendas.
Em artigo publicado pelo portal do Yahoo fazendo referência ao assunto, pude observar nos comentários, mais uma vez, o quanto de brasileiros que precisam voltar à escola para não seguir assassinando a língua e outro contingente que precisa urgentemente adquirir mais respeito. As opiniões são livres e divididas, porém tem muita gente que acha que pode ir escrevendo o que bem entende, sem um mínimo de bom senso. Adriane Galisteu e todos nós, desde aquele seu primeiro ensaio, envelhecemos 16 anos. 
Não é preciso olhar a barriga, os seios, a bunda e a própria cara para se descobrir que o tempo passou. Evidente que ela, dentro de suas atividades e com poder aquisitivo, vem mantendo o corpo dentro do que é possível e se consegue com dinheiro. 
Mas naqueles comentários que citei, disseram de tudo um pouco e somente um leitor teve a capacidade de assinalar uma referência da qual eu concordo plenamente: “Os anos podem ter modificado Galisteu,inclusive para melhor, mas aqueles olhos....”

quarta-feira, 19 de outubro de 2011

SEU MARIDO É UMA MÚMIA?

Há alguns anos, antes dessa crise recente no Oriente Médio, quando o turista podia visitar as relíquias do Egito sem maiores problemas, aconteceu um roubo numa das pirâmides. Conta-se que na ocasião, a polícia interrogou vários suspeitos sem obter sucesso. E diz-se que alguém afirmou categoricamente que roubar algumas peças da pirâmide teria sido muito fácil, já que os guardas eram verdadeiras múmias.
As múmias volta e meia ressurgem nos noticiários, documentários e em vários museus, de onde a ciência moderna vem, há décadas, estudando todo o processo que utilizavam no antigo Egito para esta prática.
Verdade que a mumificação era feita há longínquos 3 mil anos e também não era para qualquer um. Os Faraós além de mumificados, eram enterrados com toda pompa e riqueza. Riqueza esta que já foi muito explorada e que infelizmente fez com que objetos importantes da história do antigo Egito se espalhassem mundo afora.
Muito bem; já que o assunto são as múmias, e sinceramente estamos rodeados por várias delas em pleno século 21, vale a pena destacar a mais recente experiência que transformou um taxista britânico na primeira pessoa a ser mumificada com aquelas técnicas do Egito antigo.
Alan Billis, de 61 anos havia recebido o triste diagnóstico de um câncer terminal e decidiu doar seu corpo para a filmagem do documentário “Mumificando Alan: O Último Segredo do Egito”. Um tanto prepotentes, já que a meu ver, existem ainda muitos segredos que um belo dia virão à tona para tornar a nos surpreender.
O documentário será exibido no próximo dia 24 de outubro no Reino Unido e mostrará todo o processo além de depoimentos do próprio mumificado antes de morrer que afirmou: “Se não funcionar, não é o fim do mundo. Para mim, não muda nada. Não vou perceber”.
Professor Peter Vanezis, Dr Stephen Buckley,
 Dr Joann Fletcher e Maxine Coe com
 o corpo mumificado de Alan
Jan, a esposa de Alan teve que esperar 6 meses para ver o corpo do marido mumificado e foi categórica em sua afirmação: “ Sou a única mulher do país que pode dizer que tem um marido múmia”. Também ela é um tanto prepotente afinal de contas, nós todos sabemos do batalhão de maridos múmias que existem em todo o mundo e não seria diferente por lá. A senhora que está lendo também tem um marido múmia?
Marido múmia é aquele que passa a maior parte do tempo deitado (só falta o sarcófago) e não faz mais nada na vida a não ser comer, tomar cerveja e engordar.
São os maridos múmias que permitiram surgir os “maridos de aluguel”, aqueles que a senhora chama nas emergências para que troquem uma lâmpada, consertem a tomada, o chuveiro e outras coisitas mais que os múmias nem sabem fazer.
Em suma; ter um marido múmia não é nenhum privilégio da Jan. A diferença é que o marido dela, o Alan, virou múmia de verdade, devidamente enrolada naquelas ataduras. 
Já os múmias vivos, só vivem mesmo é enrolando. E assim caminha a humanidade e sua gente com idéias cada vez mais mirabolantes. Alguém ai se candidata a ser também mumificado?

sábado, 8 de outubro de 2011

RECEITAS DA LINDA EM NOVO ESPAÇO

Desde o último dia 6 de outubro as receitas da Linda Cozinha, veiculadas no Programa Linda pela TV Paraná Canal 6, emissora da Rede CNT, aos domingos as 11 horas da manhã passam a ter um espaço todo próprio, exclusivo para as receitas e algumas dicas de interesse geral.
Assim, todos os que acompanham o programa e colocam em prática as receitas, devem agora acessar o seguinte endereço: 
http://www.lindacozinhareceitas.blogspot.com/