quarta-feira, 28 de janeiro de 2009

CAFÉ PODE CAUSAR ALUCINAÇÕES

Neste exato momento o teclado do meu computador se transformou num daqueles antigos teclados de máquina de escrever, com aquele barulho infernal. Já estou até vendo a fita enroscar e daqui a pouco, ficar com os dedos manchados em vermelho e preto com alguns retoques na cara, tipo torcedor fanático do flamengo ou de qualquer outro rubro-negro. Não meus amigos; não é alucinação e nem loucura propriamente dita. Acabo de ir à cozinha para tomar um cafezinho e a térmica simplesmente fez aquele barulhinho decepcionante: “scruuuch!” – É isto mesmo! Acabou o café e assim, acabei ficando meio alucinado. Pior que isto foi colocar a chaleira para esquentar água e o inesperado aconteceu: acabou o gás! E são agora meia noite e meia passada. Café, portanto, só amanhã de manhã depois que o entregador de gás vier me socorrer. Tudo bem, vou me contentar por aqui cantando um pedacinho daquela música famosa do Roberto Carlos: “Amanhã de manhã/vou pedir um café pra nós dois/...”

Ilusão ou alucinação o fato é que os pesquisadores acabaram de fazer uma incrível descoberta: beber grandes quantidades de café causa mesmo alucinações como as que acabei de narrar entre outras. Pelo que li no artigo, se a gente beber mais de sete xícaras de café instantâneo, fica instantaneamente alucinado por mais uma xícara de café, é claro.
Sei não; mas tal pesquisa me leva a crer que tudo não passa de um mal entendido, de uma intriga da oposição inglesa, já que foram pesquisadores ingleses que na falta de coisa melhor para descobrir, ficaram estudando as propriedades do café. Como por lá o negócio é um bom chá, me parece que tal pesquisa surgiu com a intensão única de promover a tradicional bebida inglesa. Dessa maneira, “abaixo o chá” e viva o café, companheiro inseparável de nossas horas vazias ou completamente cheias “de fazer nada” enquanto se conta boas piadas entre os colegas de trabalho.
Vai um cafezinho
ai?

Nenhum comentário: