quarta-feira, 10 de março de 2010

É DU BARALHO!!!!

Nunca tive muita intimidade com o jogo de cartas e confesso que lá pelos nove ou dez anos de idade, época em que os filmes de faroeste tomavam conta da televisão, a gente ficava vendo os cowboys jogando poquer e fazendo malabarismos com as cartas. Acho que aquilo despertou um certo interesse em treinar a habilidade das mãos com o baralho porém, a brincadeira durou pouco, porque minha mãe, sempre atenta, me tomou as cartas, rasgou tudo e de quebra levei uma boa surra. Pois bem; o carteado nunca me atraiu e confesso que sinto um certo desconforto quando outras pessoas, declaradamente viciadas no carteado estão por perto e doidas para construir jogadas entre damas, ases, reis e valetes. Bem; se não me dei bem com o jogo, graças a Deus e à minha saudosa mãe, pelo menos algumas vezes tentei construir castelos com as cartas e jamais cheguei a finalizar minha vontade porque sempre acabava desabando e então eu desistia. Mas admiro quem tem esta habilidade e paciência para construir castelos entre outras obras usando apenas e tão somente as cartas. O exemplo mais recente de paciência, bom gosto, estilo e recorde é do arquiteto e designer americano Bryan Berg, de 34 anos que fez uma réplica do luxuoso Venetian Macao Hotel, em Macao, na China, usando apenas 218.972 cartas e utilizando 44 dias para concluir sua obra que obviamente teve, ao longo da empreitada inúmeros acidentes. Com este feito magnífico, Bryan entrou para o Guiness World Record e prova assim, que o baralho pode, antes de servir como instrumento de jogatina, ser uma ótima ferramenta para o desenvolvimento da arte.

Um comentário:

Cristina Cardoso disse...

Pedro, achei formidável o teu artigo sobre as cartas de baralho, se bem que também nunca fui fã de um carteado, embora quase nasci durante um jogo de canastra , mas em matéria de arte , o arquiteto deu um show , haja paciência e talento.