quarta-feira, 28 de abril de 2010

APERTE O CINTO, O MOTORISTA SUMIU!

O titulo é muito sugestivo, mas não se trata de mais um filme ou produção televisiva como foi o grande e inesquecível sucesso Carga Pesada, da Rede Globo com Stenio Garcia e Antonio Fagundes ou ainda, Comboio, de 1978 interpretado pelo ator Kris Kristofferson. Como se vê, as estradas são também um ótimo cenário para essas aventuras, uma vez que pelas estradas de norte a sul, as histórias são as mais variadas. E lembro aqui, antes de cometer uma injustiça do primeiro filme de Steven Spielberg, que fez um grande sucesso há muitos anos: Encurralado, com Dennis Weaver. Pois bem; a grande verdade é que mais de um milhão de brasileiros estão desempregados. Meu amigo e consultor Nhô Benevides já me olha de soslaio dizendo que não caberiam na carroceria de um “bruto” tanta gente assim. Se por um lado tem tanta gente sem emprego por outro falta mão de obra qualificada e isto ocorre em diversos segmentos. Mas no setor de transportes e logística a coisa está cada vez mais complicada porque o setor tende a ter um crescimento no decorrer desse ano da ordem de 30% em relação ao ano passado, segundo a Associação Nacional de Transportes de Cargas e Logística (NTC & Logística). Por que complicado? – Porque estão faltando motoristas para pilotar os caminhões. Exemplo disso ocorre na Ramos Transportes, uma das maiores transportadoras do País, onde atualmente existem cerca de 20 vagas só na capital paulista. “Há três anos conseguíamos contratar estes profissionais em apenas uma semana”, lembra Eleonor Machado, gerente de Gestão de Pessoas Brasil da transportadora, acrescentando que “hoje em dia esta mesma contratação dura até três meses”. Segundo Eleonor, o fato tem acontecido em razão do aquecimento do mercado, novos investimentos e, consequentemente, redução da mão de obra. Ela conta que a seleção dos caminhoneiros está cada vez mais difícil. É preciso ter primeiro grau completo, habilitação na categoria D, dois anos de experiência, conhecimento de condução econômica, direção defensiva, bom relacionamento com o cliente, noções de informática e de GPS e MOPP- Movimentação Operacional de Produtos Perigosos. A grande dificuldade está na formação dos profissionais, já que esta mão de obra não se torna qualificada de uma hora para outra, sem contar que ter a vivência na estrada é totalmente necessário. Diante do problema, a transportadora desenvolveu o “Programa Ramos na Estrada”, onde o principal objetivo é capacitar, estimular e desenvolver habilidades dos motoristas em questões voltadas à saúde, segurança, família e qualidade de vida.
Sobre a Ramos Transportes

Com 68 unidades instaladas em todo o território nacional, a Ramos Transportes é a empresa que mais a
posta no potencial das regiões Norte/Nordeste. Devido ao padrão de qualidade adotado em todas as unidades no Brasil, a transportadora foi a primeira empresa brasileira a alcançar o Nível Ouro da Transqualit – norma de referência em qualidade nas empresas de transporte. Além disso, a Ramos é também certificada pelas normas ISO 9001:2000 e possui a certificação Transqualit para transporte de Produtos Farmacêuticos.
Opinião final
Se por um lado “o motorista sumiu”, é louvável saber que este segmento se agiliza pensando não apenas no crescimento financeiro, mas na segurança, que é um dos fatores primordiais.
Resta torcer para que o governo faça sua parte revitalizando rodovias que por toda parte estão em condições precárias e obviamente que em nada contribuem para os avanços do setor.
Serviço

Para saber mais sobre a Ramos Transportes visite: www.ramos.srv.br

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