quarta-feira, 27 de outubro de 2010

ÁLCOOL OU GASOLINA? O QUE É MELHOR PARA SEU CARRO FLEX?


“Carro a álcool – você ainda vai ter um” – O jargão é bem antigo e recordo que na época, ainda com carro movido a gasolina e ouvindo muita gente reclamar do álcool, pensava seriamente que jamais iria me aventurar pelo novo combustível. Ledo engano!
Comprei um carro movido a álcool, ainda com sistema de carburação e confesso que nunca tive maiores incômodos, a não ser nos dias frios, que rateava para pegar ou o carburador que as vezes exigia aquela limpeza.
Os tempos mudaram e a necessidade, que é a mãe de todas as invenções levou as montadoras a colocarem no mercado os automóveis Flex. Com os elevados preços da gasolina, a decisão caiu do céu e temos hoje pelas ruas milhares de veículos que podem trafegar usando esses dois combustíveis tradicionais.
O álcool agora é o Etanol que vem sendo tão comentado aqui e lá fora e é claro que os carros Flex sempre causam algumas preocupações em seus proprietários afinal de contas, muita gente fica ainda na dúvida de qual a melhor opção em combustível.
Na verdade, não é necessário trafegar com o tanque cheio de álcool e ir até que quase se esgote para que então se encha o tanque com gasolina. Você pode misturar tranquilamente os combustíveis, bastando é claro, trafegar uns poucos quilômetros para que o sensor identifique o combustível e faça o carro render. Se puder, o melhor é deixar em ponto morto funcionando por uns 15 minutos. O efeito é o mesmo.
Nestes tempos em que o etanol está com preço elevado, muita gente começa a pensar seriamente na gasolina. É verdade que rende mais para o veículo, mas você deve fazer esta opção somente se o etanol chegar a 70 por cento do valor da gasolina. Do contrário, vale a pena economizar. Já no tanquinho, que ajuda na ignição, coloque gasolina power ou master. Rende mais e prejudica menos o carro.
Se for trocar o óleo, e é sempre bom verificar o nível, siga as instruções do manual do veículo e pesquise preços antes da troca. A variação é muito grande e pode valer mais a pena você comprar o óleo adequado em uma loja de auto-peças e fazer a troca em sua mecânica de confiança. Os postos de serviços até facilitam parcelando essa troca em três ou quatro vezes, mas você pagará bem mais caro. Esteja atento!
Uma dica importante, já que estamos entrando em novembro e o final de ano é derradeiro. Se você pretende pegar a estrada para curtir as festas, programe já uma revisão completa na oficina de sua confiança e verifique o estado dos pneus, a validade do extintor de incêndio além é claro, do mais importante: se transportar crianças pequenas, a cadeirinha é fundamental, a documentação tem que estar em dia e use sempre o cinto de segurança.
NOTA - a arte do Jorge Barreto sintetiza o tema em questão!

Nenhum comentário: