quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

O PRIMEIRO CONTATO COM A LUA

Não se pode precisar a idade da Terra e nem tampouco a do seu satélite natural, a Lua. Tudo o que sabemos é que tanto a Terra quanto a Lua integram o perfeito sincronismo do Universo, mais precisamente dentro de tudo o que integra a nossa Via Lactea e também, que a Lua, desde os primórdios vem mantendo suas variadas fases e influências sobre as marés e os animais da Terra.Alguns já arriscaram em dizer que ela, a Lua,seria um pedaço da Terra que se desgarrou quando da formação do planeta e desde então está lá, girando ao nosso redor e iluminando nossas noites com a luz que reflete do Sol. Tudo muito perfeito!
Claro que ao longo da história da humanidade, a Lua sempre foi motivo de curiosidade, mistérios, enigmas e estórias das mais meladas até as mais bizarras. Isto porque de alguma maneira, a Lua interfere também em nossa imaginação e sentimentos.
Motivo de incontáveis poemas, contos e histórias de amor, a Lua se mantém dona de si em tudo o que diz respeito à natureza humana e possivelmente também, sobre a maioria das formas vivas que habitam o planeta.
Muito antes do primeiro astronauta ter deixado no solo lunar a marca de sua pisada, outros já sonhavam com esta possibilidade.Os avanços tecnológicos e a extinção de várias crenças permitiram que a Lua fosse ficando mais próxima de nós, ainda que esteja a quase 800 mil quilômetros da Terra.
Motivo central da corrida espacial entre o Estados Unidos e a então União Soviética,a Lua seguiu o seu ciclo esperando a visita do primeiro homem e mesmo depois disso, nem deu lá muita importância ao fato, já que o sistema todo caminha em suas poderosas e invesíveis engrenagens.
Foi num 25 de janeiro, lá em 1946 que aconteceu o primeiro contato do homem com a Lua através de um radar.Os responsáveis pela proeza foram os técnicos do corpo de Sinais do Exército norte-americano que trabalhavam nos laboratórios Evans. O ponto de origem foi em Belmar, Nova Jersey e o equipamento usado foi concebido particularmente para aquele projeto.
O radar emitia ondas elétricas de altíssima frequência no espaço e recebia os ecos poucos segundos depois. Fora a primeira vez na história em que o homem estabelecia contato com seu satélite natural.As ondas que se propagavam pelo espaço completavam sua viagem de ida e volta até a Lua, perfazendo os 764.342 quilômetros em apenas dois segundos e meio.

Nenhum comentário: