segunda-feira, 15 de julho de 2013

A REINVENÇÃO DA RODA

Uma das perguntas mais intrigantes: quem veio antes, o ovo ou a galinha? Muito já se abordou sobre o tema e a ciência vem através dele buscando resolver outras questões alusivas à existência do homem e dos animais. Muito bem – deixemos isso de lado por ora, porque uma outra questão também tem levado historiadores através do tempo para conseguir descobrir quem inventou a roda. É difícil, porque evidências de veículos com rodas datam da metade do quarto milênio A.C, quase simultaneamente na Mesopotâmia, no nordeste de Cáucaso e Europa Central, sem que não se deixe de lado a China, ali por uns dois mil anos antes de Cristo. 


Uma das mais antigas representações de um veículo com rodas está no pote de Bronocice, uma peça de barro com cerca de 3.500 anos antes de Cristo encontrada em escavações no sudeste da Polônia. Diante ao exposto, a roda seria uma invenção dos polacos, para alegria do meu amigo Wasyl. Como a questão é delicada, vale mesmo é lembrar que, a partir do momento em que o homem inventou a roda, o mundo passou a girar mais depressa. A evolução veio para tomar conta e nas maiores e mais complexas engrenagens, assim como nas menores possíveis, como nos relógios, vamos encontrar sempre algo semelhante a uma roda, cumprindo sua vital função. Com a invenção do automóvel, lá estaria a roda, ainda que muito rústica, mas atendendo à exigência da locomoção mais rápida. Com a fabricação dos carros em série, tempos depois as rodas de aço foram tomando sua forma e por longo período foram senhoras de todos os veículos. 


Mas um dia, alguém achou que poderia reduzir o peso do veículo, economizar assim combustível, melhorar o desempenho de outras peças e é claro; dar um toque de beleza ao carango. Surgiam as primeiras rodas de liga leve que eram confeccionadas em magnésio. Hoje já evoluíram muito e são feitas da mistura de alguns compostos como o alumínio, silício, ferro e uma série de outros metais que podem variar conforme o gosto do fabricante. Na balança, a roda de liga leva vantagem sobre a de aço e é em média 15% mais leve. Mas esta diferença pode chegar até 50% no caso de modelos maiores utilizadas em supercarros. Apesar de possuírem um preço bem mais elevado do que as rodas de aço, as rodas de liga, por serem bem mais leves, contribuem para um menor desgaste dos amortecedores e sistema de suspensão além de proporcionarem um melhor ajuste com os pneus,perdendo menos pressão do que com as rodas de aço. As vantagens de uma roda de liga dizem respeito à redução de peso, economia de combustível, menor desgaste do sistema de freios e de suspensão e maior dispersão do calor no sistema de frenagem. 


Além disso tudo, as rodas de liga atualmente podem ser consertadas rapidamente e com a mesma eficiência, já que modernos equipamentos nasceram para auxiliar neste trabalho que permite vida mais longa às rodas, promovendo uma grande economia com muita segurança. Os modelos atuais são para os gostos mais requintados ou mais extravagantes e os preços variam conforme medidas e metais incorporados. Mas você pode adquirir as rodas para o seu carro na Pallar Rodas com preços convidativos e facilidades. Ou ainda, levar as rodas que você possui para uma revisão ou conserto, com a certeza de um trabalho feito por profissionais especializados. Conheça a estrutura da Pallar Rodas, seu atendimento, suas opções em rodas e pneus.Fica na Rua Almirante Alexandrino, 333- Afonso Pena - Telefone (41) 3384-2784 - São José dos Pinhais- PR.

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