Informações desencontradas em diversos sites da Internet levam a crer que o Parque da Fonte só tem como atração a Casa do Papai Noel.
|
Entrada do Parque da Fonte foi revitalizada em dezembro de 2013. |
A área é imensa, com 3,5 hectares, topografia suave, trilhas para caminhada, palco para apresentações, playground, academia da terceira idade além é claro de uma fonte de água que deu o nome ao parque.
O local é atualmente bem frequentado pelas pessoas que apreciam caminhadas pela manhã ou à tarde e também para quem deseja aproveitar a estrutura da academia das terceira idade para fazer exercícios. Acontece que pelos portais da internet, inclusive o da própria prefeitura, as informações sobre o Parque da Fonte são poucas e desencontradas.
|
Área para caminhadas em meio ao arvoredo são um diferencial para os usuários do Parque. |
Em alguns locais já colocaram no parque um lago e não se assustem se aparecer anuncio de aluguel de canoas ou caiaques. A verdade (triste verdade) é que possuímos uma área fantástica, com arvoredo, passarada e preservação de grande quantidade de pinheiro araucária e, no entanto, não conseguimos ter referências sobre como surgiu e quem teve a ideia de implantar o Parque da Fonte. Não existe também uma referência capaz de orientar as pessoas a respeito da origem e da qualidade da água que muitos vão diariamente buscar em garrafas pet e/ou garrafões.
Para piorar a situação, muita gente está usando o Parque da Fonte como opção obscura para depositar lixo, considerando que ao redor do parque, três vezes por semana o serviço de coleta recolhe todo o lixo.
|
Apesar da presença de um funcionário para a limpeza o Parque recebe muito lixo e entulhos. |
Afora isto, em determinados horários, principalmente no início da noite, alguns elementos afluem ao parque para beber e usar drogas, o que acaba tirando o interesse de muitos moradores em utilizar aquela área para o lazer. Em alguns portais mencionam inclusive a existência de um “campinho de futebol”, só que se esqueceram de grifar que se trata de uma improvisação que a molecada faz por ali nos finais de semana. Bem que a prefeitura poderia auferir uma melhoria neste sentido, colocando traves e fazendo uma demarcação correta.
No final de cada ano o Parque da Fonte ganha status porque abriga a já tradicional Casa do Papai Noel, evento que reúne milhares de pessoas que assistem apresentações musicais, corais e ainda podem ter acesso a uma série de produtos artesanais além de guloseimas diversas.
|
A Fonte que deu o nome ao Parque. A água é límpida, mas não se tem indicativo a respeito de sua qualidade para consumo. |
Como as áreas são específicas, é bom salientar que a área da Casa do Papai Noel permanece fechada ao público a maior parte do ano, já os demais espaços funcionam diariamente, inclusive a Regional do Afonso Pena.
Quem conhece e usufrui do Parque da Fonte sabe que o lugar é uma joia rara, porque abriga uma extensa área natural, permite a prática de exercícios, uma caminhada tranquila e para quem gosta, inclusive, sentar num dos bancos disponíveis para curtir a tranquilidade do lugar. O que se pede, é que a Guarda Municipal faça visitas periódicas ao anoitecer no local para espantar aqueles que desejam denegrir o espaço. Aliás; a prefeitura fechou uma entrada na parte baixa do parque e não durou muito, porque já coloraram abaixo a tela ali aplicada. Como se vê ainda falta muito para que a gente possa, de fato e de direito, usufruir de certas estruturas que são, evidentemente, mantidas com o dinheiro do imposto que você paga.
|
Academia para a Melhor Idade e Sub-Prefeitura anexas ao Parque da Fonte. |
Diante ao exposto, você que reside ao redor do Parque, se observar qualquer movimento suspeito, chame a Guarda Municipal (153) ou a Polícia Militar(190). Se cada um fizer sua parte só podemos melhorar àquilo que nos permite uma qualidade de vida melhor. Não jogue lixo no Parque da Fonte!
Nenhum comentário:
Postar um comentário