domingo, 15 de agosto de 2010

HÁ 50 ANOS, SETE HOMENS E UM DESTINO

Meninos!... Eu vi!
Verdade que quando assisti o filme ele já havia estreado há pelo menos uns 6 ou 7 anos e o meu privilégio foi assistir em preto e branco pela televisão. Meu pai era um desses apaixonados por filmes de faroeste e recordo de todo o frisson quando anunciaram a produção numa daquelas nostálgicas sessões de cinema que a televisão bem sabia como promover e brindar o público.
Em cima dos meus 10 ou 11anos de idade, tudo o que eu já havia assistido até ali eram alguns filmes com John Wayne, seriados como o Zorro e seu inseparável parceiro Tonto, Daniel Boone e Rin Tin Tin além de um outro filme do gênero que já nem, recordo mais. Mas Sete Homens e Um Destino realmente foi marcante e deixou saudades ao longo do tempo. Anos mais tarde recordo que assisti outra vez, agora em cores também pela televisão e mais recentemente através de um DVD devidamente locado.
Os anos podem passar, mas quando um trabalho é bem feito, mesmo envelhecendo, mesmo o gênero estar esquecido, Sete Homens e Um Destino alcança agora a marca dos seus 50 anos de lançamento e é claro que sempre vale a pena dar uma nova conferida para ver em ação os grande atores que trabalharam no filme que foi baseado numa produção de Akira Kurosawa, Os Sete Samurais. Mesmo sendo uma adaptação, Sete Homens e Um Destino têm vida própria e a marca do talento de artistas que se tornaram grandes símbolos do cinema de ação em todos os tempos.

A PRODUÇÃO

Filme americano de 1960 dirigido por John Sturges, roteiro de William Roberts e trilha sonora de Elmer Bernstein, Sete Homens e Um Destino conta a história de um grupo de mexicanos residentes em um pequeno vilarejo onde vivem aterrorizados pelo bandido Calvera e sua gangue, que invadem o vilarejo com freqüência para roubar mantimentos.
A população do lugar é de gente humilde, sem armas, sem dinheiro e com pouca esperança de uma vida melhor. Pensando em mudar o cenário, três homens do lugar vão até a fronteira para buscar ajuda e encontram Chris e Vin, dois pistoleiros americanos desempregados e que buscam outros cinco companheiros para, juntos defenderem o vilarejo.
Os sete pistoleiros treinam os colonos para o confronto, mas o resultado não é animador. Há diferenças visíveis entre os dois grupos. Os pistoleiros não simpatizam com os colonos e vice-versa, só que o convívio entre eles, conflituoso em muitos aspectos, acaba transformando a todos. Depois da preparação, vem a batalha. Colonos e os sete pistoleiros enfrentarão o bando do astuto Calvera e, então, as coisas acontecem. Em um certo momento, os pistoleiros terão que decidir se continuam a ser mercenários totalmente indiferentes à brutalidade do mundo em que vivem, ou se colocarão suas vidas em risco por um propósito maior.

ELENCO PRINCIPAL

Yul Brynner... Chris Adams
Eli Wallach.... Calvera
Steve McQueen.... Vin
Charles Bronson.... Bernardo O'Reilly
Horst Buchholz.... Chico
James Coburn.... Britt
Robert Vaughn .... Lee
Brad Dexter .... Harry Luck
Jorge Martínez de Hoyos... Hilario
Vladimir Sokoloff.... Velho
Rosenda Monteros.... Petra
Rico Alaniz .... Sotero
Natividad Vacío .... Miguel
Robert J. Wilke .... Wallace

Indicado ao Oscar na categoria de Melhor Trilha Sonora.
Em razão do sucesso, o filme teve continuações, sendo as mesmas:
1966 - Return of the Seven (A Volta dos Sete Magníficos)
1969 - Guns of the Magnificent Seven ( A Revolta dos Sete Homens)
1972 - The Magnificent Seven Ride! (A Fúria dos Sete Homens)

Vale a pena rever ou conhecer esta produção!

Nenhum comentário: