Se por um lado a maconha é um grave problema para as autoridades por outro, ela pode vir a ser a solução para combater as dores crônicas.
O mundo tem dessas coisas curiosas e a noticia está agitando os meios científicos depois que um estudo feito no Canadá comprovou que o uso da droga em dosagens controladas também melhorou o sono e reduziu a ansiedade em um grupo de 23 participantes.
Em artigo publicado na revista científica Canadian Medical Association Journal, os cientistas disseram que são necessários mais estudos, em larga escala e com a utilização de inaladores. Lembram ainda que entre 1 e 2% da população sofre de dor neuropática crônica – dor resultante de problemas de sinalização entre os nervos -, porém há poucos tratamentos disponíveis.
Os experimentos foram feitos a partir de relatos de pacientes que sofrem dessa condição e que ao fumarem a maconha sentem melhoras consideráveis em seus sintomas.
Evidente que ainda há um longo caminho a percorrer neste campo, mas para os pesquisadores, o objetivo futuro é chegar ao ponto em que seja possível tratar pacientes com dosagens adequadas através de pílulas produzidas a partir do ingrediente ativo da erva cannabis.
Não podemos esquecer que aqui mesmo no Brasil, cientistas também já começaram estudos para desenvolver medicamentos de combate a dor a partir do veneno da Jararaca. Isto prova que a natureza tem tudo o que precisamos se usarmos com inteligência.
Veja a matéria completa no Portal da BBC Brasil em:
http://www.bbc.co.uk/portuguese/ciencia/2010/08/100830_cannabis_dor_mv.shtml
Nenhum comentário:
Postar um comentário