Ao longo do tempo a relação do homem com os animais tem sido um grande problema, já que em determinadas épocas, o homem foi simplesmente aniquilando espécies pelo simples prazer de matar ou por interesses comerciais. Diferentemente acontece com os índios, que por natureza sabem muito bem da importância em se manter o equilíbrio.
Já no que diz respeito aos animais domésticos, a relação deles com o homem também não tem sido nada fácil, primeiro porque muitas raças caninas e felinas são criadas com o intuito comercial e muitas pessoas acabam adquirindo estes animais por simples impulso.
Depois, os abandonam à própria sorte e ajudam a aumentar um grave problema social e de saúde pública. Voluntários e pequenas instituições se mobilizam para salvar estas vidas inocentes e muitas ONGs atualmente também já aderiram a este movimento de salvar e conscientizar a população sobre a grande responsabilidade de se manter um animal de estimação. Se a gente reparar bem, quantos casos por ano nos assustam de mães humanas que abandonam seus filhos à própria sorte e outros em que largam pelos latões de lixo. Que dizer então dos animais?
Não bastasse o abandono, temos observado cenas chocantes de cães, gatos e até cavalos que são covardemente maltratados e os agressores ainda se dão ao luxo de fotografar e colocar essas fotos pelas redes sociais, o que é um absurdo!!!
Em sociedades protetoras e protetores voluntários Brasil afora, a gente depara com cães e gatos aleijados, cegos, magros, doentes em função do descaso e da falta de um mínimo de bom senso por parte de muitas pessoas.
Ontem mesmo vi uma foto espalhada pelo Face Book de uma cadela morta por envenenamento. Seria mais uma não fosse o filhote ali, ao lado da mãe morta. Cena triste que nos deixa cada vez mais desacreditados dos reais valores da existência humana.
Outra foto, que vi por acaso, é a de um cão que ganhou duas próteses, depois de ter tido suas patas dianteiras cortadas por uma gangue de criminosos e de ter sido jogado no lixo na cidade de Fresnillo, no México. Graças ao pessoal do abrigo Milagros Caninos, o cão foi resgatado com vida e devidamente tratado.
O abrigo, diante do caso, fez apelos diversos e conseguiu através de doações levantar os cerca de 12 mil reais para adquirir as próteses e permitir assim que o cachorro pudesse reaprender a andar e ter uma vida praticamente normal.
Como se observa, a maldade pratica suas crueldades de um lado e o bem, na pele de apaixonados por animais, trata de salvas muitas dessas vidas agredidas diariamente mundo afora.
Veja o vídeo com o cachorro Pay de Limón (Torta de Limão) no link a seguir e emocione-se também!
http://www.bbc.co.uk/portuguese/noticias/2012/08/120827_cao_pernas_artificiais_bg.shtml
Nenhum comentário:
Postar um comentário