quarta-feira, 29 de agosto de 2012

UM OLHAR EM BUSCA DA TERRA

 Aquele conceito de “uma câmera na mão e uma idéia na cabeça” segue muito vivo em todas as partes e só mesmo os amantes da fotografia, da imagem e do filme é que conseguem assimilar muito bem o que significa esta paixão que volta e meia arrebata, através das lentes, um desses raros flagrantes que se transformam em histórias variadas. Se a gente esmiuçar por ai, vamos encontrar dezenas de fotos marcantes que só foram possíveis em função de inúmeros movimentos humanos. 
Joceli e a filha Joslaine
 Entre tantas fotografias que marcaram uma época, temos a de Joceli Borges, flagrada pelas lentes de Sebastião Salgado quando tinha apenas cinco anos de idade e ladeava os pais que peregrinavam pelo interior do Paraná em busca de um lote de terra. O rosto sujo com olhar provocativo acabou virando capa de livro e ganhou espaço na mídia, em museus e em galerias do Brasil e exterior. Dezesseis anos se passaram desde o instantâneo e hoje, a então menina continua, com seus 21 anos, uma trabalhadora rural sem terra que vive com o marido e a filha em um acampamento do MST e que possui dois sonhos: um lote de terra e dois exemplares do livro que espalhou sua imagem mundo afora. 
 Um exemplar quer para si e outro para presentear o seu pai. O livro “Terra”, com o rosto de Joceli na capa foi lançado em 1997 e além de uma centena de fotos em preto e branco do meio rural brasileiro traz texto de José Saramago e vem acompanhado de um CD com músicas de Chico Buarque. Trata-se de uma obra importante, um registro das ações dos Sem Terra em diversos pontos do país e que, dentre tantas fotos, brindou Joceli com a imagem escolhida para a capa. Alheia por bom tempo a respeito daquele trabalho, ela seguiu sua vida de um lado e o autor de outro. É chegado sim o momento de a moça receber os dois exemplares que sonha e preservar assim, um pouco de sua história de vida através da sua imagem captada num daqueles instantes em que a fotografia mostra toda a sua magia através dos olhos e lentes atentas do fotógrafo.

Nenhum comentário: