sexta-feira, 15 de março de 2013

TEM UM COMETA PASSANDO POR LÁ

Olho para o céu neste final de tarde e me detenho entre o azul que esconde as estrelas e as nuvens que desfilam lentamente formando aquelas figuras que vão da infantilidade ao bizarro. Me pego divagando uma vez mais sobre os mistérios que nos cercam no infinito e que muitas vezes nos assustam, como recentemente ocorreu com a queda de um meteoro lá na Rússia. Ativistas preocupados com o fim do mundo, aliás anunciado ano passado com ênfase, até vibraram com o fato, já que os dias do apocalipse pareciam ter chegado finalmente e assim, começaria uma nova era sobre a Terra. O ocorrido virou noticia velha e fica apenas como mais um entre tantos registros do gênero ao longo da história. Apesar de já estarmos na metade de março e consequentemente finalizando o primeiro trimestre do ano, parece que esses três meses foram até aqui perto de uns três anos.
Não me ache maluco! 
A verdade é que a cada dia, tantos fatos em diferentes partes do mundo e com a velocidade da informação, parece ser uma quantidade muito grande de ocorrências para que se possa acreditar ou assimilar de bate-pronto.
De repente as catástrofes naturais se manifestam com temporais, enchentes, nevascas, tremores de terra entre outras e as pessoas passam a pensar um pouco em suas existências. 
Mas a vida segue, os relógios cobram compromissos, as bolsas ultrapassam os decibéis com os gritos em prol dos lucros e as economias balançam a todo instante como ponte pênsil. Quando tudo começa a ficar estável, eis que vem a bomba! O Papa Bento XVI renunciou e o mundo católico apreensivo, vê surgir o novo Papa, agora Francisco I. Na Venezuela, o mandatário Hugo Chávez perde a luta para o câncer e deixa sua gente em lágrimas e com esperanças. Como a esperança é a última que morre, que a Venezuela e sua gente possam dar a volta por cima e fortalecer a América Latina.
Nos céus mais um brilho intenso com a passagem do cometa Pan-Starrs e muitos supersticiosos já atribuem à sua passagem o tanto de desgraças ao redor do planeta. Mas ele segue tranquilo sua trajetória pelo espaço enquanto aqui as noticias são fabricadas a cada minuto visando mexer com a cabeça e a opinião das pessoas. O que se observa, no entanto, é uma sucessão de fatos antigos que só passam por uma reciclagem e depois entopem os ouvidos e vislumbram os olhos dos telespectadores mundo afora ou dos internautas. Não existe na verdade algo assim tão novo. Mandatários um dia vão morrer como todos os demais mortais. Papo vem, papo vai e novo Papa vem. Amém! Cometas circulam aos montes pelo sistema solar e sempre se fizeram presentes por lá, com alguns bem famosos, como o Halley, por exemplo.
Não há que se assustar, portanto. Já os meteoros... Esses sim podem representar certo perigo para certas regiões, mas nada que se compare aos asteroides que também nos cercam e que são bem ameaçadores. 
Mas o que importa? Ao longo da história do homem, a Terra, como grande nave através do espaço, sempre esteve e segue circulando e conduzindo a todos nós. De novo mesmo, é que acaba de nascer neste exato momento mais um chinês! 
Em compensação, neste mesmo instante, uma centena deles acaba de partir e a Terra, em sua pujança e sabia natureza, prossegue, com seu equilíbrio constante enquanto nós esmiuçamos a vida alheia atrás de uma noticia, de uma foto comprometedora ou ainda, nos pegamos pasmos diante do televisor com as tristes noticias sobre assaltos, roubos, assassinatos, estupros etc e tal. 
É a vida como ela é! - Já dizia e escrevia o saudoso Nelson Rodrigues. É a vida como nós a conduzimos, na maioria vezes de maneira errada, egoísta, preconceituosa enfim... Olho daqui agora para o poente e lá vai ele, o cometa, desfilando pelos espaço, alheio ao nosso burburinho de hora do rush. Sim meus amigos, tem um cometa passando lá, enquanto nossas vidas passam por aqui.

Nenhum comentário: