Rã Litoria castanea - Austrália |
A natureza é mesmo surpreendente!
Enquanto o homem segue aniquilando as demais espécies vivas, algumas conseguem a proeza de se preservarem em completo anonimato até que ressurgem para surpreender todas as expectativas.
Não que este ressurgimento signifique que determinadas espécies estão salvas da extinção, pelo contrário. Calcula-se que ao longo dos últimos 122 anos, cerca de 350 espécies de mamíferos, aves e anfíbios foram redescobertas em diferentes pontos do planeta. O levantamento foi feito após análise de cientistas da Universidade de Cingapura que apesar de felizes com estas descobertas estão dando um grito de alerta, já que a maioria dessas espécies ressuscitadas continua a correr grandes riscos de se extinguirem.
Os cientistas afirmam ainda que é possível que um outro elevado de número de espécies tidas como extintas ainda possam ser encontradas e, se houver bom senso, o homem poderá contribuir para que elas cresçam em número e possam garantir sua perpetuação.
Floresta Amazônica |
A maioria das espécies redescobertas no estudo são de pequenas populações e habitam as regiões tropicais onde se inclui o Brasil. Aliás; foi aqui que ocorreu a maior taxa de redescobertas entre anfíbios, aves e mamíferos. Diante ao exposto, mais do que nunca é preciso que o governo brasileiro dinamize suas ações no sentido de preservar nossas florestas, nossos mananciais e combater ardorosamente o tráfico de animais.
Apesar de a Natureza nos surpreender é preciso entender que isto serve apenas como um grande alerta para que o homem compreenda de uma vez por todas da necessidade de preservar os demais seres vivos para assim garantir a sua própria existência no planeta Terra.
Nenhum comentário:
Postar um comentário