sábado, 29 de outubro de 2011
COMO É DOCE O MEL DE ORTIGUEIRA
As abelhas operárias trabalham sem parar e o resultado dessa intensa missão se transforma na maior produção de mel do Estado do Paraná. Segundo dados do IBGE, divulgados no decorrer desta semana, o município paranaense de Ortigueira, localizado a 113 quilômetros de Apucarana é, agora, o segundo maior produtor de mel do Brasil e o maior produtor do Paraná, com cerca de 10% da produção estadual e 9,33% da produção nacional.
O município produziu 510 toneladas do produto no ano passado quando a produção do Estado foi de 5,4 mil toneladas. O Brasil teve queda de 2,5% em relação a 2009, ficando com 38 mil toneladas e sem atingir a meta de 50 mil toneladas prevista no setor.
A primeira colocação no ranking ficou com o município de Araripina (PE), com 655 toneladas, uma diferença de apenas 145 toneladas em comparação com Ortigueira. O principal estado produtor foi o Rio Grande de Sul, com 18,7% de participação no total nacional.
Fatores climáticos e de manejo haviam reduzido a produção de mel em Ortigueira nos anos anteriores e esta mudança se deve com o fomento da atividade que agora comprova que o mel de Ortigueira é muito doce, para alegria dos apicultores locais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
2 comentários:
Prezado Jornalista,
Como é de seu conhecimento, alguns blogs dão conta desde a segunda quinzena de outubro de que a Rede CNT de Televisão estaria sendo ou teria sido vendida.
Como telespectador assíduo da referida emissora e admirador da TV brasileira de um modo geral, recorro à sua credibilidade para lhe fazer as seguintes perguntas: A nota é pertinente? A CNT está sendo realmente vendida? Ou o processo já foi efetuado?
Não me interessam detalhes sobre o assunto, gostaria apenas de confirmar a nota.
Agradeço desde já a sua atenção.
Cordial abraço,
Daniel Vilaça.
Caro Daniel:
Em referência ao seu questionamento e na condição de funcionário da Rede CNT, até onde eu sei, existem apenas rumores sobre uma possível venda da CNT ou parte dela, uma vez que tais questões, se existem,são a nível de corpo diretivo e assim, fogem completamente da minha área de atuação na empresa que é voltada para a produção. Sabe-se, e está amplamente divulgado pela Internet que existe a possibilidade de uma negociação, mas por ora, mesmo dentro da empresa, ninguém ainda se manifestou sobre um parecer favorável a isto. A Rede CNT segue com suas atividades normais, sem interferência de terceiros até o presente.
Agradeço pela sua atenção e visita ao espaço também.
Grande abraço!
Postar um comentário