terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

SIMPLESMENTE 7 DE FEVEREIRO

A importância de um dia!
Não; a importância de todos os dias!
O ano tem lá os seus 365 dias devidamente divididos nos 12 meses que determinam a nossa jornada, a nossa luta diária entre trabalho, família, lazer e problemas que sempre são de sobra.
Existem aqueles dias que demarcam péssimos momentos, mas em geral são poucos se comparados com todos os dias em que a vida pelo menos segue dentro de uma rotina padrão e são assim, aceitemos ou não, dias felizes.
De toda maneira, na medida em que o tempo avança, datas vão demarcando passagens na história e cada uma delas pode nos transportar ao passado com o intuito de preservar memórias. Muitas dessas memórias aos poucos vão se apagando e é preciso que às vezes, alguém, por curiosidade ou por puro acaso as resgate para torná-las vivas mais uma vez.
Hoje é dia 7 de fevereiro. Quem nasceu nesta data celebra mais um aniversário ou então o fará daqui a um ano. Alguns nascidos neste dia já passaram pelo mundo e deixaram suas contribuições e outros prosseguem, ainda que no anonimato, realizando suas atividades.
Decidi diante ao exposto, escolher este 7 de fevereiro para resgatar alguns personagens ligados à arte, a música e à luta pelos direitos humanos.Vamos a eles:

CLEMENTINA DE JESUS
Em 7 de fevereiro de 1902 ela nascia em Valença, na comunidade do Carambita, no sul do Rio de Janeiro.
Viveu desde cedo muito próxima ao samba, primeiro na Escola de Samba Portela, que testemunhou o surgimento e depois, mais tarde, lá pertinho da Mangueira. Um dia, Hermínio Bello de Carvalho a descobriu e fez sua vida mudar através da música. Clementina foi doméstica por 20 anos e mesmo tendo iniciado sua carreira artística tardiamente, tornou-se uma das mais importantes artistas brasileiras. Deixou nosso convívio em 19 de julho de 1987 e segundo registros, atualmente só existe em catálogo o disco "Clementina e Convidados".

CARYBÉ - BAIANO PURO SANGUE?
Artista plástico, gravador, pintor, ilustrador, ceramista, escultor, muralista, pesquisador, historiador e jornalista, Carybé nasceu em 7 de fevereiro de 1911 bem longe da terra onde viria viver e adotar como pátria. Argentino de Lanús, Carybé viveu na Itália dos 6 meses aos 8 anos de idade  e depois radicou-se no Rio de Janeiro onde estudou na Escola Nacional de Belas Artes. Em 1938 foi para Salvador onde se fixou definitivamente e naturalizou-se brasileiro. Suas obras, tanto pinturas como desenhos, esculturas e telhas, refletem a chamada baianidade, através da representação do cotidiano, do folclore e de suas cenas populares. Seu nome era Hector Julio Paride Bernabó e viveu até 1997.
PEPEU GOMES
Baiano de nascimento, Pedro Aníbal de Oliveira Gomes, o Pepeu Gomes, nasceu no dia 7 de fevereiro de 1952 e já foi considerado pela revista americana Guitar World de 1988 como um dos dez melhores guitarristas do mundo na categoria "world music". Pepeu foi casado com a cantora Baby Consuelo, com quem teve seis filhos, três das quais formaram o conjunto SNZ - Sarah Sheeva, Nana Shara e Zabelê. Após sua separação foi casado com a cantora Simone Moreno e mais tarde viria a se casar com sua produtora Simone Sobrinho. Ao longo de sua carreira compôs grandes sucessos da MPB.
TAWAKEL KARMAN
Em tempos de ascensão feminina, Tawakel Karman ganhou o cenário mundial após fundar e liderar um grupo denominado "Mulheres Jornalistas Sem Correntes" para protestar contra o presidente do Iêmen Ali Abdullah Saleh, na chamada Primavera Árabe. Presa em duas ocasiões, em 2011 foi galardoada com o Prêmio Nobel da Paz juntamente com as liberianas Ellen Johnson-Sirleaf e Leymah Gbowee. Tawakel nasceu em 7 de fevereiro de 1979.

Nenhum comentário: