Tudo teve início há 126 anos quando o farmacêutico John Styth Pemberton produziu, pela primeira vez, numa panela de cobre, um concentrado para a fabricação do que viria a ser o refrigerante mais conhecido e consumido em todo o mundo. No começo, o produto era embalado em pequenos barris de madeira pintados de vermelho, o que também viria a marcar para sempre suas cores. Mas foi o comerciante Joseph A. Bieden que se tornou a primeira pessoa a engarrafar a Coca-Cola em 1894. Mas a tradicional e inconfundível garrada de Coca-Cola só viria integrar sua história a partir de 1916 quando Terre Haute, da Root Glass Company a desenhou considrando seu fácil manuseio.
Atriz Mae West |
De lá para cá, falar sobre a história da Coca-Cola exige muita pesquisa, muitas páginas e é claro, muitas surpresas, já que através do tempo, para se tornar o refrigerante mais famoso e consumido em mais de 200 países atualmente, foi preciso muito investimento em propaganda e a criação de diversos slogans que sempre cairam como uma luva. Além disso, a Coca- Cola já lançou ao redor do mundo uma série de outros produtos para levar mais longe a sua marca e existem muitos colecionadores de “produtos Coca-Cola” espalhados pelos quatros cantos.
Nesta trajetória, é claro que surgiram aquelas famosas máquinas onde as pessoas colocavam uma moeda e podiam assim retirar a garrafinha ou mais recentemete as latinhas do produto.
Só que o mundo é uma evolução constante e a concorrência faz qualquer coisa para abocanhar uma fatia maior do bolo, o que sempre leva a Coca-Cola a ousar em publicidades e estratégias de marketing, como a mais recente que aconteceu na última terça-feira na terra do sol nascente.
O Japão acaba de ganhar a primeira “máquina da felicidade” do país, devidamente instalada no terminal 01 do Aeroporto Internacional de Haneda, em Tóquio. A “Interactive Happiness Machine” faz parte de uma campanha viral da Coca-Cola pelo mundo e se alguém acha que ela faz coisas exorbitantes, está redondamente enganado. O equipamento conta com um display touchscreen de 47 polegadas, é bem diferente das tradicionais máquinas de venda de refrigerantes e proporciona momentos de felicidade aos transeuntes, com refrigerantes, flores, pizzas e outros objetos. Mas no fundo mesmo sua função é a mesma de sempre: vender Coca-Cola bem geladinha!
Quem desejar saber mais sobre a história da Coca-Cola encontrará um resumo interessante no seguinte endereço: http://www.brasal.com.br/historia/historia-da-coca-colaApesar da invasão das garrafas Pet que se tornaram uma praga mundial, a Coca-Cola ainda mantém circulando suas tradicionais garrafas de vidro, que sem discussão mantém o sabor mais apurado e ao mesmo tempo, contribuem para que o meio-ambiente não sofra ainda mais com a poluição desenfreada. Dizem alguns especialistas, que o refrigerante em garrafa de vidro pode proporcionar um gosto mais apurado se for armazenado em um ambiente totalmente escuro por pelos menos uns 15 dias. Depois, é gelar e provar quase que um néctar dos deuses que de fato, pode até proporcionar momentos felizes como é a proposta da Coca-Cola neste seu mais novo e curioso lançamento.
Falta agora é a própria Coca-Cola e outras empresas de bebidas e refrigerantes ousaram no sentido de abolir definitivamente as garrafas pet e assim, proporcionar uma verdadeira felicidade à Natureza.
Um comentário:
Parabéns pela postagem ...
Postar um comentário