sexta-feira, 27 de março de 2009

A APAIXONANTE MENINA DO CIRCO

Para o escritor, suas palavras podem fluir como a correnteza de um riacho ou ficar em repouso, macerando junto ao tempo suas idéias e se deixando assim, transformar em valiosas pérolas.
Esse tempo que não para nunca, promete sempre uma nova surpresa a cada amanhecer e com ele, os anos se esvaem como as areias de uma ampulheta. Mas chega um dia em que aquele emaranhado de palavras consegue dar um grito e seu autor abre os olhos e o coração mais uma vez para se deliciar com o que escreveu há tanto tempo.
É um instante mágico, para reflexões pessoais, em primeiro lugar e depois, para repensar a vida e olhar ao redor o quanto o mundo mudou enquanto suas palavras dormiam.
Este é um cenário muito comum aos escritores e para o escritor e jornalista Luiz Andrioli não poderia ser diferente. Sorrateiro e feito menino arteiro, Andrioli primeiro se deixou levar pela magnífica aventura circense e resgatou em livro páginas importantes da história do circo entre nossa gente. Enganou-se que pensava que naquele livro encerrava-se tudo. Ele tinha uma carta na manga, melhor, na gaveta. Depois de 10 longos anos, Andrioli foi buscar sua obra e agora, para alegria geral, lança no próximo dia 3 de abril o livro “A menina do Circo”, uma história que fala do amor de um garoto por uma bela artista circense. Com esta paixão, vem a descoberta de um novo mundo para o menino até então acostumado com as fronteiras do seu bairro.

A Menina do Circo (Pro - infantil Editora-2009) é o primeiro romance infanto-juvenil de Luiz Andrioli e começou a ser escrito quando ele iniciou também suas pesquisas sobre as manifestações circenses na capital paranaense, ainda na década de 1990.
É provável que ninguém tenha, até hoje, tido a coragem e a paixão de rebuscar arquivos, conversar com pessoas, conseguir fotos e é claro, juntar tudo isto às suas memórias de menino e nos transportar ao passado desvendando o Grupo Queirolo e permitindo a nós e as futuras gerações conhecer os fascínios e as dificuldades que o circo sempre encontrou, sem jamais deixar de irradiar tamanha alegria.
A Menina do Circo certamente que vai encantar todos os públicos, porque para nós que já estivemos no circo, fica evidente que abaixo das lonas existem muitas histórias a serem contadas ainda, e o Luiz Andrioli certamente que num futuro breve, irá a todos surpreender mais uma vez, quer pelo seu talento com as palavras ou então, pela sua simplicidade e sua paixão pela arte, ofício este que ele abraçou desde cedo e que lhe permite construir, do seu modo, uma importante parcela para que o mundo possa ficar mais humano, mais justo e que as pessoas voltem a sonhar e assim, deixar a vida tão mágica quanto os truques do mago no picadeiro e tão alegre e feliz quanto as artimanhas daqueles palhaços que deixam lá fora seus dramas para apenas e tão somente, construírem os sorrisos mais alegres e mais verdadeiros.

LANÇAMENTO

A Menina do Circo
Dia 03/04/2009 – Sexta-feira – 19 horas
Livrarias Curitiba, Park Shopping Bariguí.
Rua Pedro Viriato Parigot de Souza, 600 – Ecoville – Curitiba-PR.
Informações: (41) 3077-0606 (Pró-infantil Editora)
Visite o blog do Luiz Andrioli:
www.luizandrioli.com

Nenhum comentário: