sábado, 7 de março de 2009

SER MULHER

A primeira mulher, dizem, foi Eva! Me intriga ainda essa estória de ter vindo depois do homem!... Me intriga mais ainda, ter sido feita de uma costela de Adão. Não importa! Afinal, ciência e teologia são correntes paralelas e não se bicam... Mas tenha sido Eva ou não, a primeira mulher nasceu sim, na forma de um grande portal para a vida. Olha! Eu acabei de virar mais um entre tantos teóricos. Minha teoria leva-me a crer que a mulher foi feita enquanto a divindade cantava e cuidava das flores do seu infinito jardim. Claro! A mulher nas mágicas cores de uma borboleta que saiu do primeiro casulo e encantou o paraíso com seus vôos. Já nós, os homens, não fomos feitos enquanto o cara cantava. Acho que fomos feitos num dia em que ele estava chateado e só. Daí, decidiu criar o primeiro homem, da mesma forma, macerado num casulo até poder voar e encontrar seu par. Bem; eu não estava lá! Mas olha, se eu estivesse, diria ao cara: Componha uma bela canção com um coro de pássaros, dê umas pinceladas no céu e deixe as nuvens brincarem em degradê de ouro e prata. Permita-lhes o melhor lugar, com as mais doces frutas e um aroma que tome conta de todo o ar. Deixe-os a sós! Porque eles vão descobrir muito mais do que seus corpos diferentes.
Eles vão mergulhar em seus olhares e depois, com certeza, fazer germinar uma semente e depois dela, o paraíso jamais será o mesmo. E não é que ele fez exatamente isso! E homens e mulheres passaram a nascer e a morrer e o mundo se encheu tanto deles que hoje, juntos, somam mais de seis bilhões. E daí? Daí que um dia apenas, em cada 365 que formam o ano, eles mesmos acham por bem celebrar uma passagem. E a mulher, como borboleta formosa a dar a luz através dos séculos, é lembrada sim, neste dia internacional, no dia das mães e no dia da avó. Depois, ela é apenas mulher, nada mais! Assim, vocês mulheres que habitam o planeta em todos os pontos e que lá, estejam onde estiverem, continuam a dar a luz e a semear homens, saibam que ser mulher é, e deverá continuar a ser, muito mais importante do que as formas distintas com as quais foram criadas.
Ser mulher é ser, antes de tudo, uma essência pura e não um objeto de uso carnal.
Ser mulher não é apenas dar e buscar prazer.
Ser mulher não é apenas dar a luz e dizer que é mãe.
Ser mulher não é ser diferente dos homens e menos capazes.
Ser mulher é, antes de tudo, ser abençoada pela dádiva da Luz!
Ser mulher, em qualquer lugar do planeta, é prover o mundo de apenas uma certeza: A vida humana seguirá seu destino!


*Pedro Brasil Jr
( Curitiba, 07 de Março-2006 )
Publicado originalmente na Usina de Letras
www.usinadeletras.com.br

2 comentários:

Unknown disse...

Oi Pedrito querido! Bem, elogios são banais... então... meu OBRIGADA!
Pelo carinho, pela amizade, pela sensibilidade...É muito bom, receber este presentão em um dia especial, dedicado à mulher! É bom ter homens que compreendam que não somos fúteis peças de decoração retiradas da costela de alguém! O Criador não poderia ser tão insensível...rs Bjs com carinho! Adorei o texto!
Zenaide.

Sônia Carlindo disse...

Me emocionou...
Vc como sempre, um ser humano sensível.
Muito obrigada, Pedro.
Belíssimas palavras.
BjOOs