Não foi a primeira vez que isto aconteceu e a gente gostaria que jamais ocorresse fato semelhante. Mas a verdade é que quando uma aeronave precisa aterrizar de barriga a coisa é realmente muito séria e necessita de muita perícia por parte do piloto e de todo o aparato de profissionais preparados para este tipo de emergência.
Mais uma vez a cena, desta feita no aeroporto de Varsóvia onde o Boeing 767 da companhia polonesa LOT teve que aterrizar sem poder usar o seu trem de aterrisagem. Com 231 ocupantes, sendo 220 passageiros e 11 tripulantes, a empreitada foi um sucesso e todos deixaram a aeronave com segurança. A cena impressiona e exatos 15 segundos após o avião parar na pista lá estavam os socorristas.
A noticia correu o mundo e muito pouco se mencionou sobre o audacioso piloto, Tadeusz Wrona, que declarou ter ficado muito aliviado quando foi informado que todos os passageiros tinham deixado o avião com vida.
Considerado um herói na Polônia, sua terra natal, Wrona ainda confessou que temia o pior em função do atrito da aeronave com a pista e disse também estar surpreso com a falha do trem de pouso, já que voou mais de 500 vezes com aquela aeronave.
O avião decolou de Newark, nos Estados Unidos e meia hora depois a tripulação informou uma avaria no sistema hidráulico. Dois caças F-16 foram enviados para escoltar o avião durante parte do trajeto para confirmar que efetivamente o trem de pouso não descia.
Assim, foram feitos de imediato todos os procedimentos para a aterrisagem forçada que dependeria muito da experiência do piloto. Tadeusz Wrona merece todas as atenções lembrando que “Deus” se faz presente até no seu nome “TaDEUSz”.
Veja no link a seguir as imagens do pouso dessa aeronave em Varsóvia.
http://noticias.uol.com.br/ultnot/multi/?hashId=novas-imagens-mostran-aviao-pousando-sem-rodas-na-polonia-0402CD9C3272CC912326&mediaId=12239297
Nenhum comentário:
Postar um comentário