quarta-feira, 23 de novembro de 2011

MALDITAS SACOLAS PLÁSTICAS!

Hora do cafezinho, de jogar aquela conversa fora!
Uns falam de futebol, outros sobre um eletrônico novo, um carro ou de uma viagem dos sonhos.
Vivemos aqui num país repleto de pontos turísticos de fazer inveja a qualquer um que viva em outros continentes. Mas insistimos que ir para fora do país é sempre melhor.
O que me surpreende não é necessariamente esta questão, até porque, se eu pudesse me mandava conhecer Paris, o Egito, o Japão e dava um pulinho até Atenas.
Todos sonhos! Como são os de várias pessoas!
Mas em se tratando de Brasil e suas belezas naturais, é certo que se eu também pudesse, iria conhecer o paraíso de Fernando de Noronha. As fotos que a gente observa já comprovam o quanto aquele lugar é fascinante. Já conversei com quem teve a oportunidade de ir até lá e a pessoa me disse que na hora de partir bateu uma tristeza enorme, que seu desejo, se possível fosse, era ficar por lá para sempre.
Apesar do alto custo para se visitar o arquipélago, além de uma série de restrições, sabemos que cada vez mais aumenta o número de visitantes. O dinheiro sempre fala mais alto e quem paga é a natureza!!!
Fernando de Noronha está bem longe da costa, mas já vive pequenos dramas como o lixo. Mesmo com todos os cuidados necessários, alguns objetos acabam no mar como acontece em toda a nossa extensão de praias.
Águas cristalinas, golfinhos, paisagem incomparável e de repente, uma sacola plástica!
Mais uma maldita sacola plástica no oceano!
Sacolas plásticas são o terror dos mares, porque estão ajudando a matar peixes e tartarugas.
Em Fernando de Noronha a situação não é grave, mas olhando um artigo a respeito das maravilhas do arquipélago deparei com a foto curiosa, onde uma sacola plástica aparece enroscada na nadadeira do golfinho.
Não estive por lá, ainda! Não vi isto de perto, mas como uma imagem vale mais do que mil palavras, deixo aqui este registro e o apelo para que as autoridades responsáveis pelas visitações à Fernando de Noronha imponham maior controle e rigor. Não podemos permitir que o lixo e o descaso de algumas pessoas aniquilem com aquela beleza exuberante que Deus proporcionou ao nosso litoral.
NOTA: estamos chegando ao final do ano e início da chamada “temporada de praia”. Precisamos cada um de nós levar para a praia a consciência de que não se pode deixar por lá o lixo produzido.
Vai à praia? – Leve um saquinho para coletar seu lixo e o deixar no local mais próximo e apropriado.
Da parte das autoridades responsáveis por balneários, fica um pedido: Coloquem pelo amor de Deus lixeiras a cada 100 metros uma das outras e pessoal treinado para pedir aos veranistas que colaborem.
Vamos manter nossas praias limpas, livres de qualquer lixo e mais importante ainda: praia não é local para se levar cachorro passear. Seja educado e colabore!

Um comentário:

Recicle Ideias disse...

Olá!
Gostaríamos de descatar apenas uma questão: As sacolas plásticas não tem vida própria! Essa afirmação parece óbvia, mas, com frequência, vemos pessoas culpando as sacolinhas pelos animais mortos sufocados, ou por ingerirem o produto. Oras, se ninguém jogar sacolas plásticas no mar, elas não vão parar lá sozinhas!
Portanto, acreditamos que o culpado seja o ser humano, que, mal educado, polui como se não houvesse amanhã!
Você sabia que um estudo científico mostrou que sacolinhas plásticas são mais sustentáveis que as alternativas sugeridas para sua substituição? É isso mesmo! Depois dessa, a única solução é investir em educar a população quanto ao consumo e descarte conscientes de sacolas plásticas e tantos outros produtos que são descartados de forma tão irresponsável no meio ambiente.
As pobres sacolinhas, tantas vezes acusadas por problemas ambientais, são 100% recicláveis!!!!

Abraços!
Equipe Recicle Ideias
www.facebook.com/Recicle.Ideias