sábado, 20 de março de 2010

NO DIA NACIONAL DO SONO, NÃO DURMA NO PONTO!

"QUEM CEDO MADRUGA, PASSA O DIA COM SONO!"




Dizem os especialistas que “as melhores viagens e passeios que nós fazemos acontecem enquanto dormimos”. É o magnífico mundo dos sonhos ou para muitos, das “viagens astrais”. Muitos não conseguem lembrar do que sonharam e outros são capazes de apontar mínimos detalhes sobre o que sonharam. Há também os que através dos sonhos conseguem prever alguns fatos e por ai afora, já que este é um tema muito complexo e que exige uma profundidade de estudos que eu sinceramente nem faço idéia.
Mas a grande verdade dos nossos dias é que já deixamos de sonhar como outrora e o que é pior, acordamos de sonos cada vez menos proveitosos com a sensação de que nem dormimos.
O cansaço é visível em grande parcela da população, em geral, pessoas envolvidas durante o dia com inúmeros compromissos e um balaio gigante de problemas de toda ordem. Apesar de o cansaço dar avisos ao corpo o indivíduo dá uma sacudida e continua ativo, ficando horas na frente do televisor ou do computador. O que poderia ser mais uma forma de lazer se transforma numa perigosa maneira de viver menos e de também causar danos a outras pessoas que nada têm a ver com essa rotina completamente absurda.
Diante dos tantos problemas que envolvem o sono, as pessoas começam a procurar ajuda profissional para ver se voltam à normalidade. É evidente que o tratamento vai exigir uma conduta rigorosa por parte do paciente além da mudança de uma série de hábitos rotineiros. Pois bem; se o seu problema é o sono, a dica é buscar a orientação de um profissional e assim, resgatar uma autêntica qualidade de vida.
O tema me chega hoje porque neste domingo, dia 21 de março, celebra-se “O Dia Nacional do Sono” como uma forma de alertar as pessoas para os problemas relacionados ao sono e assim, mobilizar o público em geral para este fato importante na vida do homem.
Se até as árvores passam um período de dormência por que nós insistimos em dormir cada vez menos?
Pensemos seriamente no tema afinal, entre os tantos problemas inerentes ao sono, um deles diz respeito a um número cada vez maior de acidentes de trânsito, principalmente nas primeiras horas da manhã, quando a maioria das pessoas aflui as suas atividades profissionais. Segundo alguns dados, grande parte desses acidentes não aconteceriam se as pessoas tivessem uma proveitosa noite de sono. O que ocorre na maioria dos casos não é que o motorista cochile, porém pela falta de um bom sono, ele perde os reflexos da mesma maneira como ocorre pela ingestão de bebidas alcoólicas.
Para prestar esclarecimentos sobre o sono e seus distúrbios, tais como insônia, apnéia, ronco, síndrome das pernas inquietas entre outros, a Academia Brasileira de Neurologia (ABN) coloca seus integrantes à disposição para o fornecimento de informações relativas ao tema. A Academia Brasileira de Neurologia é a maior e mais importante associação dos neurologistas do Brasil e é uma sociedade civil sem fins lucrativos que tem como fundamento a promoção do desenvolvimento científico da neurologia brasileira. Visite o portal em www.abneuro.org/

Agora, me dêem licença porque preciso de uma boa noite de sono. Bom sono e bons sonhos pra vocês também!

Um comentário:

Unknown disse...

Lucero desempenhou um excelente papel. Ela foi perfeita como Bárabara Greco/Rebeca Sanchéz.