sábado, 5 de março de 2011

CARNAVAL, ALEGRIA, ESTRADAS, AUMENTOS... EU JÁ VI ESSE FILME!


Você já reparou que os principais fatos do ano são praticamente uma espécie de videotape?
Pois então vejamos: estamos “abrindo alas” para a folia do carnaval. Isto quer dizer feriadão, diversão, cervejão e aja cartão.
Tudo muito bem; você estoura o cheque especial, passa mais um “voador” e na quarta-feira de cinzas, depois que você queimou tudo, tem que correr, senão o bicho te pega. Neste caso, o bicho é o seu gerente.
Quer mais? Você está prontinho para pegar a estrada e enfia no carro tudo o que cabe e mais um pouco. Vai o cachorro, o gato, o papagaio...
Tudo devidamente entupindo o porta-malas e os amortecedores quase gritando. Depois de rodar um bom trecho você descobre que esqueceu a chave da casa de praia ou então, quando chega lá, descobre que não pagou a conta da luz e vai ter que passar a noite naquele breu à luz de velas. Fique atento!
Ah! Se for pegar a estrada, não vá esquecer de verificar os documentos e nem de sair sem dinheiro no bolso, porque a praça de pedágio o espera de braços abertos. Aliás; feliz faturamento para as concessionárias que evidentemente torcem pela sua partida e pela sua volta. Segurança é fundamental: cinto, cadeirinha e carro em ordem, principalmente freios e pneus.
Lá foi você! Boa viagem então!
Se você não for, pode curtir o carnaval de Curitiba, o melhor só de Curitiba, é claro! Mas você tem as opções mais próximas, em Antonina, Morretes e Paranaguá. Mas daí...tem estrada, fila de caminhões esperando para descarregar no porto, fila de carros na praça de pedágio, fila de carros para percorrer em 3 horas aqueles infames 18 quilômetros que nos levam até Pontal do Paraná. Sinceramente? Aventura para masoquista!!! Eu to fora!
Vou ficar por aqui até porque, segunda-feira o trabalho me espera e a folguinha de terça promete aqueles afazeres que a casa necessita.
Mas para quem vai longe, seja de carro ou de busão, o meu desejo de uma boa viagem, muita diversão mesmo. E por falar em busão, enquanto você se manda pra farra, os ônibus por aqui ganham aquele aumentozinho nas tarifas, que chegam aos R$ 2,50, algo equivalente a um litro de gasolina. E por falar em gasolina, que tal o preço do Etanol? Pois então, ao longo de 2010 o danadinho, entre altos e baixos veio marchandinho e já chegou aos dois reais praticamente em todas as bombas. Sendo assim, taí uma noticia que não é nenhuma bomba. Mas e os nossos carros flex? A promessa de uma diferença considerável entre os preços do Etanol e da gasolina? Promessas minha gente!... E promessa é coisa bem típica da nossa cultura. Eles prometem e não cumprem e nós seguimos acreditando e elegendo-os.
E quando se fala em combustíveis é claro que a gente tem que lembrar das incontáveis horas que nossos veículos ficam paradinhos pelas ruas da cidade com aqueles talões do Estar. E prepare o bolso, porque subiu também e a paulada foi de 50 por cento. Agora cada hora custa R$ 1,50 e o risco de roubarem seu carro é por sua conta mesmo. Por isto, faça seguro viu? Mas falando em aumentos, esses do Etanol, da passagem dos ônibus e do Estar são apenas alguns entre os outros, porque nos supermercados a coisa deslanchou mesmo. Tudo em função do aumento do salário mínimo que rendeu aquela novela mais comprida que uma bem antiga, “Redenção”, que só vão lembrar os mais antigos assim como eu. Não que eu esteja tão velho, mas como dizia o slogan do antigo Bamerindus: “o tempo passa, o tempo voa. E a poupança Bamerindus continua numa boa!”
Voltando aos preços... A cervejinha subiu, o refrigerante nem se fala e o resto então...
Nhô Benevides e sua patroa foram ao mercado e levaram um susto! Você tenho certeza, também levou, não é mesmo?
Mas não dá para esquentar a cabeça com isto afinal de contas, sempre foi e tem sido assim e a gente vai remando, remando e remando. Mas aonde chegará nosso barquinho da esperança? Pense você ai o que quiser! Foi por estas e demais razões que eu iniciei o texto dizendo que nossas vidas dentro do contexto tem sido praticamente um videotape. Você vai ligar a tevê e a repórter vai estar lá se esgoelando para entrevistar um folião e fazer aquela pergunta típica: Você está se divertindo? Já imaginou se pinta o Saraiva na área? Ta feito o angu! Mas não podemos deixar de viver e viver bem exige uma boa dose de alegria, bom humor, paciência, perseverança, bom senso e se puder, economia – porque quem economiza água, energia, não desperdiça alimentos e guarda um troco na poupança, segue adiante sem maiores dores de cabeça.
Quer ver um outro videotape interessante? A quarta-feira de cinzas começa com a apuração das Escolas de Samba do Rio, aquela coisa que é igual todos os anos. A diferença fica por conta das escolas vencedoras. Depois meu amigo...vem o Coelhinho da Páscoa e eu aviso desde já: o chocolate já está custando os olhos da cara e na Páscoa o tradicional doce promete ficar bem salgado.Portanto; não vá se deixar iludir pelas facilidades que os cartões oferecem, senão vai pagar muito mais caro ainda.
E depois disso tudo... hora de dar uma pausa porque ninguém é de ferro e um churrasquinho no domingo vai cair como uma luva. Pena que a costela, a parte que era mais em conta, subiu 40 por cento. Mas quem quer curtir, seja a costela ou as festas do Momo, tem mais é que pagar o preço. Recordemos em nosso videotape aquele personagem do Chico Anysio que dizia:
“Alegria! Alegria! Faça como eu: Sorria!!!”

Nenhum comentário: