quarta-feira, 21 de setembro de 2011

O DIA DA ÁRVORE

Há quase cinco anos encontrei uma muda de amoreira na entrada de um terreno baldio. Na época decidi extrair a pequenina árvore daquele local com o pensamento de preservá-la, já que invariavelmente ela seria em pouco tempo arrancada de alguma maneira, seja pela ação de vândalos ou por uma futura construção no local.
Assim, deixei a amoreira por uns tempos num grande latão e fui cuidando do seu crescimento. Foram diferentes fases até que finalmente, ao mudar de casa, encontrei um cantinho onde a plantei e onde ela está até hoje ainda crescendo e já atingindo uns oito ou dez metros.
Como a residência é alugada, estou ciente de que dentro em breve terei que deixa-la por lá com a esperança de que o próximo morador ou o proprietário do imóvel a preservem.
Tenho dúvidas!
Porque recentemente a imobiliária mandou um representante até minha casa para informar que o proprietário pretende vender o imóvel. Diante ao exposto, já estou me mexendo para achar outra casa e a decisão do momento está me levando a comprar um imóvel. E se livrar do aluguel é tudo de muito bom!
Pois bem; o representante deu uma boa olhada na casa e quando verificou no pequeno quintal a existência da amoreira foi enfático:
- Puxa! Uma árvore! Aqui não pode, porque faz sombra!
Fiquei sem uma palavra e pasmo diante da declaração do sujeito, evidentemente um corretor de imóveis com sua volúpia em vender casas com cada vez menos espaços e cada vez mais sem árvores.
Talvez a amoreira fique por lá ou então, alguém irá arrancá-la e joga-la num terreno baldio qualquer. E assim, as árvores vão cedendo espaços cada vez maiores para nossa selva de pedra.
Hoje é o Dia da Árvore e a exemplo dos anos anteriores começam a surgir nos jornais, na televisão, no rádio e na internet aqueles papos de conscientização e preservação. Muitas escolas fazem seus alunos plantarem árvores e muitas prefeituras fazem o mesmo, até porque é uma ótima oportunidade para que o prefeito apareça na foto e possa assim conquistar alguns eleitores.
O que me entristece é saber que a cada dia que passa a especulação imobiliária vem dizimando árvores, terraplanando áreas imensas e construindo aquele montão de casas geminadas com quintais reduzidos onde de certa maneira uma árvore acaba sendo um grande empecilho.
Mas precisamos insistir em ter pelo menos uma arvorezinha, porque o verde dá um toque especial a qualquer cenário e se não for assim, de que adianta celebrar o Dia da Árvore? Pensemos seriamente no tema!

Nenhum comentário: