
As abelhas operárias trabalham sem parar e o resultado dessa intensa missão se transforma na maior produção de mel do Estado do Paraná. Segundo dados do IBGE, divulgados no decorrer desta semana, o município paranaense de Ortigueira, localizado a 113 quilômetros de Apucarana é, agora, o segundo maior produtor de mel do Brasil e o maior produtor do Paraná, com cerca de 10% da produção estadual e 9,33% da produção nacional.

O município produziu 510 toneladas do produto no ano passado quando a produção do Estado foi de 5,4 mil toneladas. O Brasil teve queda de 2,5% em relação a 2009, ficando com 38 mil toneladas e sem atingir a meta de 50 mil toneladas prevista no setor.
A primeira colocação no ranking ficou com o município de Araripina (PE), com 655 toneladas, uma diferença de apenas 145 toneladas em comparação com Ortigueira. O principal estado produtor foi o Rio Grande de Sul, com 18,7% de participação no total nacional.
Fatores climáticos e de manejo haviam reduzido a produção de mel em Ortigueira nos anos anteriores e esta mudança se deve com o fomento da atividade que agora comprova que o mel de Ortigueira é muito doce, para alegria dos apicultores locais.