quarta-feira, 19 de outubro de 2011

SEU MARIDO É UMA MÚMIA?

Há alguns anos, antes dessa crise recente no Oriente Médio, quando o turista podia visitar as relíquias do Egito sem maiores problemas, aconteceu um roubo numa das pirâmides. Conta-se que na ocasião, a polícia interrogou vários suspeitos sem obter sucesso. E diz-se que alguém afirmou categoricamente que roubar algumas peças da pirâmide teria sido muito fácil, já que os guardas eram verdadeiras múmias.
As múmias volta e meia ressurgem nos noticiários, documentários e em vários museus, de onde a ciência moderna vem, há décadas, estudando todo o processo que utilizavam no antigo Egito para esta prática.
Verdade que a mumificação era feita há longínquos 3 mil anos e também não era para qualquer um. Os Faraós além de mumificados, eram enterrados com toda pompa e riqueza. Riqueza esta que já foi muito explorada e que infelizmente fez com que objetos importantes da história do antigo Egito se espalhassem mundo afora.
Muito bem; já que o assunto são as múmias, e sinceramente estamos rodeados por várias delas em pleno século 21, vale a pena destacar a mais recente experiência que transformou um taxista britânico na primeira pessoa a ser mumificada com aquelas técnicas do Egito antigo.
Alan Billis, de 61 anos havia recebido o triste diagnóstico de um câncer terminal e decidiu doar seu corpo para a filmagem do documentário “Mumificando Alan: O Último Segredo do Egito”. Um tanto prepotentes, já que a meu ver, existem ainda muitos segredos que um belo dia virão à tona para tornar a nos surpreender.
O documentário será exibido no próximo dia 24 de outubro no Reino Unido e mostrará todo o processo além de depoimentos do próprio mumificado antes de morrer que afirmou: “Se não funcionar, não é o fim do mundo. Para mim, não muda nada. Não vou perceber”.
Professor Peter Vanezis, Dr Stephen Buckley,
 Dr Joann Fletcher e Maxine Coe com
 o corpo mumificado de Alan
Jan, a esposa de Alan teve que esperar 6 meses para ver o corpo do marido mumificado e foi categórica em sua afirmação: “ Sou a única mulher do país que pode dizer que tem um marido múmia”. Também ela é um tanto prepotente afinal de contas, nós todos sabemos do batalhão de maridos múmias que existem em todo o mundo e não seria diferente por lá. A senhora que está lendo também tem um marido múmia?
Marido múmia é aquele que passa a maior parte do tempo deitado (só falta o sarcófago) e não faz mais nada na vida a não ser comer, tomar cerveja e engordar.
São os maridos múmias que permitiram surgir os “maridos de aluguel”, aqueles que a senhora chama nas emergências para que troquem uma lâmpada, consertem a tomada, o chuveiro e outras coisitas mais que os múmias nem sabem fazer.
Em suma; ter um marido múmia não é nenhum privilégio da Jan. A diferença é que o marido dela, o Alan, virou múmia de verdade, devidamente enrolada naquelas ataduras. 
Já os múmias vivos, só vivem mesmo é enrolando. E assim caminha a humanidade e sua gente com idéias cada vez mais mirabolantes. Alguém ai se candidata a ser também mumificado?

Nenhum comentário: