quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

PROPAGANDA DE AZEITE VAI À JULGAMENTO NO CONAR

Fevereiro se extingue sorrateiro daqui poucas horas. Posso dizer que foi um mês complicado para mim, porque tive que encarar uma série de problemas que inclusive, me impediram de postar por aqui. Faltou tempo mesmo. Em sendo um mês mais comprido, com seus 29 dias, acho que hoje só me resta mesmo é parabeinzar todos os que tiveram a chance de nascer num 29 de fevereiro e que assim, só comemoram o aniversário a cada 4 anos. Brincadeirinha, claro!
Para fechar o mês e assim justificar minha grande ausência decidi escolher um tema que está sempre em evidência: racismo!
Antes de mais nada quero registrar que fui adotado e minha mãe era uma negra maravilhosa e eu muito me orgulho disso. Não sou branquela e nem negro, mas fico pelo meio termo, já que não me importo muito com as cores raciais.
O que me chamou atenção hoje foi o fato de que uma propaganda do azeite Gallo vai a julgamento no Conar. A peça veiculada em outubro passado mostrava a embalagem do produto com os dizeres: "O nosso azeite é rico.O vidro escuro é o segurança".
Pelo que li, um consumidor não gostou nadinha disso e fez a denúncia, como se de repente todos os seguranças fossem "Afrodescendentes", para não dizer outra coisa que seja também ofensiva. Ao meu entender ocorreu um erro no rótulo do produto e consequentemente no slogan veiculado. Creio que o correto seria "o vidro escuro é a segurança" - referindo-se, presumo eu, a uma garantia de qualidade do produto, considerando que antigamente, muitos produtos, entre os quais algumas bebidas, mantinham uma qualidade e sabor muito melhores se envasados fossem em vidro escuro.
Mas tenho cá uma dúvida cruel: afinal de contas, "escuro" é uma referência a uma cor racial? Você conhece alguém que tenha uma carteira de identidade que diga que a cor da pele é "escuro"?
É evidente que temos que combater todo tipo de preconceito e respeitar as etnias, os credos, as preferências sexuais entre outros. Mas é preciso que se definam as devidas menções à Raça Negra ou Afrodescendente, até porque, vivemos num país construído com o suor do trabalho dos negros trazidos à força do continente africano e que graças a Deus, neste começo de século 21 já tiveram muitas conquistas permitindo sua igualdade como ser humano.
Lutemos sim contra o preconceito, mas bom senso nunca é demais!

Nenhum comentário: