segunda-feira, 5 de maio de 2014

NÃO BASTA TATUAR, É PRECISO CONHECER

Um toque de arte misturado com uma certa manifestação de magia. Assim é o universo da tatuagem, que vai muito além de um desenho estampado na própria pele, que praticamente se eterniza e exalta uma simbologia pessoal que vai da ingenuidade de um gosto até as profundezas de conhecimentos místicos que envolvem indivíduos de todas as classes. A tatuagem tem uma história imensa, que vem da antiguidade, talvez entre 4 e 2 mil anos antes de Cristo lá pelo Egito e com registros entre os nativos da Polinésia, Filipinas, Indonésia e Nova Zelândia. Sabe-se que o termo “tattoo” foi criado pelo navegador inglês James Cook, que escreveu em seu diário da palavra “tattow”, também conhecida como “tatau”. Os marinheiros ingleses foram os responsáveis pela disseminação da tatuagem entre outras civilizações e desde então, a tatuagem conquistou o mundo, passando por inúmeras fases, dentre as quais, a de um período em que a tatuagem era vista como coisa de “bandido”, já que em 1879 o governo inglês adotou a tatuagem como forma de identificar os criminosos.

No princípio tatuar exigia ferramentas rústicas, como espinhos ou ossos de peixes bem afiados e pigmentos de várias origens. Mais tarde, por volta de 1891, Samuel O'Reilly desenvolveu um aparelho elétrico para fazer tatuagens, que na verdade era uma evolução de outro aparelho parecido que havia sido criado e patenteado por Thomas Edison. No Brasil a tatuagem elétrica é uma arte recente, que surgiu em meados dos anos 60 na cidade de Santos e depois foi ganhando novos espaços. Hoje, com a rapidez da informação e com as variadas ações de cuidados com a saúde daqueles que apreciam se tatuar, a arte da tatuagem já promoveu profissionais de renome que ano após ano surpreendem seus clientes com estúdios cada vez mais apropriados e uma vasta de linha de produtos que garantem um trabalho cada vez mais perfeito. Em sendo assim, aconselha-se que antes de se tomar a decisão em fazer uma tatuagem, a pessoa deve pesquisar, visitar estúdios, observar se seguem as normas de regulamentação e segurança, comparar preços e o mais importante: definir bem o que vai tatuar, já que a arte ficará praticamente para sempre em sua pele. Ainda que a tecnologia hoje permita a retirada de uma tatuagem, é bom lembrar que o processo é muito mais caro do que aplicar o desenho. Também é interessante assinalar que vários são os cuidados a serem tomados depois de se realizar a tatuagem, sendo recomendável seguir as orientações passados pelos tatuadores e, em ocorrendo alguma adversidade, que se procure um médico para diagnosticar doenças, indicar tratamentos e receitar remédios. Aqui na região do Afonso Pena os interessados em tatuagem podem conferir o trabalho de dois profissionais que podem satisfazer os desejos com traços firmes, cores vibrantes, estúdios devidamente preparados para o procedimento e que oferecem também variada linha de revistas e ilustrações para todos os gostos. Anote:
NENÊ TATTOO STÚDIO – Rua Almirante Alexandrino, 1931 – Sala 04 – Telefone: 3282-5483 e 8421-2963.
 CHONCHU TATTOO – Rua Prof.ª Ernestina de Macedo Souza, 1081 – Telefone 3081-3069
*Ambos os estúdios localizam-se em São José dos Pinhais-PR. O presente artigo foi publicado na edição impressa do COLUMBIA NEWS, mês de maio/2014-Edição 49.


Nenhum comentário: