e tomadas para aumentar
a segurança do consumidor


Aquela antiga máxima popular é muito oportuna neste momento: “focinho de porco não é tomada”, se bem que esta alusão é uma referência a coisas ou conversas que não se encaixam de jeito algum.
Mas o Brasil entra em uma nova era neste campo e concluirá as etapas do processo de criação do padrão brasileiro de plugues e tomadas pela norma ABNT NBR 14136. A padronização foi tornada obrigatória em portaria do Inmetro publicada em 2000. O instituto estabeleceu diferentes prazos para que os vários segmentos da indústria se adaptassem e a última reunião do Conmetro determinou um prazo final, em julho de 2011, para a comercialização de aparelhos com plugues fora do padrão. Em outros países esta

A padronização veio facilitar a vida do usuário e aumentar sua segurança. Antes do padrão, o brasileiro convivia com mais de 12 tipos de plugues e 8 tipos de tomadas, tanto de produtos fabricados no País como de importados, o que tornava necessário o uso indiscriminado de adaptadores. Em alguns casos, os diferentes formatos e as diferentes potências dos aparelhos tornavam o simples ato de ligá-los à tomada uma ameaça à segurança do usuário, que poderia ser vítima de choque elétrico ou de um incêndio provocado por curto-circuito.
Com a adoção do padrão, o mercado brasileiro passa a ter apenas dois modelos de plugues e tomadas, de dois e três pinos redondos. O pi


Diante ao exposto, os problemas com plugues e tomadas acabam com certeza se bem que é sempre interessante registrar que em determinados casos, o melhor a fazer, é contar com os serviços de um eletricista. Aquele negócio de “quebrar o galho” ou de fazer uma “gambiarra” não é aconselhado porque os resultados podem ser danosos.
O assunto é de interesse geral e para saber mais sobre este tema, acesse http://www.inmetro.gov.br/ou solicite informações pelo e-mail: aline.abreu@cdn.com.br
2 comentários:
Dor de cabeça é o que essa merda da nbr 14136 esta causando para milhares de brasileiros. Você muda para uma casa nova e todos seus aparelhos antigos não servem nas tomadas novas. Ou você compra aparelhos no novos e os que tem tomada de 3 pinos não sevem nas velhas.
Resumindo, o que era um pequeno problema virou uma bola de neve.
Ou você acha super-seguro usar uma tonelada de adaptadores?
Certamente era melhor a nossa fail abnt não ter mexido no que estava quieto.
E de brasileiro o padrão não tem nada... é uma normal feita em 1986 pelo IEC que ***nenhum*** pais sério adotou pelos motivos que todos estamos vendo aqui... confusão generalizada e as mais altas gambiarras.
Escreva...alguém esta enchendo os bolsos de dinheiro com essa história toda.
O Doutor Manutenção faz a troca de todas as suas tomadas para o novo padrão de tomadas do Brasil. Trocamos as tomadas da parede e as tomadas de todos os seus aparelhos elétricos. Atendemos em toda a cidade do Rio de Janeiro. Entre em contato e marque uma visita.
E-mail: doutormanut@gmail.com
Blog: http://doutormanut.blogspot.com/
Postar um comentário