Brasil adota padrão de plugues
e tomadas para aumentar
a segurança do consumidor
Tenho certeza de que você, caro leitor, pelo menos uma vez na vida já se pegou envolvido com tomadas elétricas que só deram uma tremenda dor de cabeça. Isto é muito comum em nosso país, considerando que até agora, essas tomadas eram vendidas no mercado em vários modelos que na maioria das vezes não eram compatíveis com as necessidades do usuário, principalmente pelas pessoas que não sabem praticamente nada a respeito desse assunto que é muito sério afinal, tomadas inapropriadas podem causar choques elétricos no usuário e até mesmo um incêndio.
Aquela antiga máxima popular é muito oportuna neste momento: “focinho de porco não é tomada”, se bem que esta alusão é uma referência a coisas ou conversas que não se encaixam de jeito algum.
Mas o Brasil entra em uma nova era neste campo e concluirá as etapas do processo de criação do padrão brasileiro de plugues e tomadas pela norma ABNT NBR 14136. A padronização foi tornada obrigatória em portaria do Inmetro publicada em 2000. O instituto estabeleceu diferentes prazos para que os vários segmentos da indústria se adaptassem e a última reunião do Conmetro determinou um prazo final, em julho de 2011, para a comercialização de aparelhos com plugues fora do padrão. Em outros países esta padronização já foi adotada faz um bom tempo e as medidas aqui tomadas vão facilitar a vida de todos, já que a padronização condiz inclusive com os plugues e tomadas que são importados.
A padronização veio facilitar a vida do usuário e aumentar sua segurança. Antes do padrão, o brasileiro convivia com mais de 12 tipos de plugues e 8 tipos de tomadas, tanto de produtos fabricados no País como de importados, o que tornava necessário o uso indiscriminado de adaptadores. Em alguns casos, os diferentes formatos e as diferentes potências dos aparelhos tornavam o simples ato de ligá-los à tomada uma ameaça à segurança do usuário, que poderia ser vítima de choque elétrico ou de um incêndio provocado por curto-circuito.
Com a adoção do padrão, o mercado brasileiro passa a ter apenas dois modelos de plugues e tomadas, de dois e três pinos redondos. O pino chato desaparece. Os plugues de 3 pinos são utilizados em aparelhos que necessitam de aterramento. O terceiro pino faz o papel do fio terra, antes realizado por fios geralmente de cor verde. A função do terceiro pino é evitar que o consumidor sofra um choque elétrico ao ligar aparelhos que geralmente descarregam corrente elétrica excedente. Muitos eletrodomésticos e eletroeletrônicos já estão com seus plugues e tomadas adaptados, como é o caso das TVs e geladeiras.
Diante ao exposto, os problemas com plugues e tomadas acabam com certeza se bem que é sempre interessante registrar que em determinados casos, o melhor a fazer, é contar com os serviços de um eletricista. Aquele negócio de “quebrar o galho” ou de fazer uma “gambiarra” não é aconselhado porque os resultados podem ser danosos.
O assunto é de interesse geral e para saber mais sobre este tema, acesse http://www.inmetro.gov.br/ou solicite informações pelo e-mail: aline.abreu@cdn.com.br
2 comentários:
Dor de cabeça é o que essa merda da nbr 14136 esta causando para milhares de brasileiros. Você muda para uma casa nova e todos seus aparelhos antigos não servem nas tomadas novas. Ou você compra aparelhos no novos e os que tem tomada de 3 pinos não sevem nas velhas.
Resumindo, o que era um pequeno problema virou uma bola de neve.
Ou você acha super-seguro usar uma tonelada de adaptadores?
Certamente era melhor a nossa fail abnt não ter mexido no que estava quieto.
E de brasileiro o padrão não tem nada... é uma normal feita em 1986 pelo IEC que ***nenhum*** pais sério adotou pelos motivos que todos estamos vendo aqui... confusão generalizada e as mais altas gambiarras.
Escreva...alguém esta enchendo os bolsos de dinheiro com essa história toda.
O Doutor Manutenção faz a troca de todas as suas tomadas para o novo padrão de tomadas do Brasil. Trocamos as tomadas da parede e as tomadas de todos os seus aparelhos elétricos. Atendemos em toda a cidade do Rio de Janeiro. Entre em contato e marque uma visita.
E-mail: doutormanut@gmail.com
Blog: http://doutormanut.blogspot.com/
Postar um comentário