quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

COLECIONADORES DE PLAYMOBIL FAZEM HOMENAGEM AO RIO DE JANEIRO


Vai longe o tempo em que tive algum contato com aqueles interessantes bonequinhos que divertiram muitas crianças. Estou falando do Playmobil, que teve sua época fabulosa no final dos anos 70 e início dos 80.
Recordo que naqueles tempos, um dos meus cunhados estava na faixa etária dos 6 anos e certa ocasião perguntei o que desejava ganhar de presente de aniversário. Ele foi taxativo: quero o “Primo Bill”.
Saia dessa então! – O que era o tal “Primo Bill”.
Pior é que ele não sabia explicar, porque só tinha ouvido falar. Daí... fui pesquisar pelas lojas de brinquedos e todo sem jeito, cheguei pra vendedora e lhe disse que procurava um brinquedo que tinha o nome de “Primo Bill” ou algo parecido. Claro que ela riu e disse: É Playmobil! Venha ver!
Assim; deparei pela primeira vez com aqueles bonequinhos que evidentemente preencheram muitas horas da infância do meu pequeno cunhadinho. Dali em diante, começaram as propagandas na televisão e o negócio virou uma febre.
O tempo passa, a vida se altera diante dos modernismos e olha; fazia muito tempo que eu não ouvia falar e muito menos via um daqueles bonequinhos.
De repente descubro que eles continuaram e continuam a ser cultuados por uma legião de colecionadores, que se dão ao luxo de até montar uma super exposição para homenagear o Rio de Janeiro.
A exposição “Playmobil – O Rio no Verão é Forte” – apresenta os bonecos, cenários e obras de arte de um panorama do Rio de Janeiro que todos sonham: uma cidade acolhedora, amistosa e pacífica, baseada no trinômio que a tornou mundialmente conhecida: praia, samba e futebol.
O evento começa no dia 12 de fevereiro e se estende até o dia 13 de março no Forte de Copacabana e, em seus 220 metros quadrados reservados ao evento, os sorridentes bonecos de plástico, criados na Alemanha em 1974, vão ser o centro de todas as atenções.
Para se ter uma idéia e, considerando o local do evento, será lembrada a história das fortificações erguidas pelo homem – e ai surgem castelos medievais e fortes militares de defesa onde os bonecos vão dar o toque especial.
Para deixar a festa ainda melhor, haverá um espaço de recreação destinado à criançada. Montada pela Sunny Brinquedos, a empresa que trouxe o Playmobil de volta ao Brasil, a área infantil terá bonecos e recreadores que vão incrementar a brincadeira e fazer da exposição uma aventura mágica para todas as gerações de fãs de Playmobil. Você fica desde já convidado a participar deste fantástico evento.

OS COLECIONADORES DE PLAYMOBIL

O Fórum PlayBrasilmobil ( www.playbrasilmobil.com.br ) surgiu em junho de 2009, tendo como idealizador o empresário César Ojeda. Desde então, tornou-se o ponto de encontro não só de colecionadores como também de fãs e amigos do bonequinho, e conta atualmente com cerca de 400 integrantes de todo o país e alguns do exterior. O Fórum promove confraternizações bimestrais no Rio e em São Paulo, conhecidas como “Lanchinho Playmobil”, nas quais há montagem de cenários, trocas de peças e sorteio de brindes oferecidos pela Sunny. Para 2011, o Fórum já planeja realizar o “Lanchinho” em outras cidades do país.

A EXPOSIÇÃO

Exposição “Playmobil – O Rio no Verão é Forte”
Local – Forte de Copacabana
Praça Coronel Eugênio Franco, nº. 01 - Copacabana-Rio de Janeiro (Posto 6 da Avenida Atlântica)
Período: de 12 de fevereiro a 13 de março de 2011
Horário: de terça a domingo, das 10 às 19 horas, inclusive feriados.
Preço: R$ 15,00 (Inteira) R$ 7,00 (meia) – Os valores já incluem a entrada no Forte.
Crianças até 10 anos e idosos acima de 80 anos estão isentos da taxa. Visitantes entre 11 e 17 anos pagam meia entrada, assim como estudantes com carteirinha.

Gratuidade: de terça a sexta-feira, a entrada é franca para excursões de estudantes das redes pública e particular (acompanhados do orientador da escola).

O Forte dispõe de estacionamento próprio (gratuito), lanchonete e loja de souvenir.

Agendamento de excursões pelos telefones: (21) 2510-2744 e (21) 9361-6265 ou pelo e-mail: visitas@playbrasilmobil.com.br

Visite os portais: www.playmobilnorio.com.br e www.playvender.blogspot.com onde você poderá curtir fotos, ter informações diversas, inclusive sobre o evento.

Um comentário:

nenemritinha disse...

Era o brinquedo preferido dos meus filhos. Ainda possuo uma peça, que é um fantasminha, na minha cristaleira. Rita de Cássia.