sexta-feira, 25 de abril de 2008

QUANDO SE CHEGA NA IDADE DO CONDOR


Brincadeiras e chacotas em relação à idade existem aos montes e volta e meia surgem novas, geralmente criadas por quem começa adentrar no imenso portal da chamada “Idade do Condor”.
Dói aqui, dói ali, dói acolá e de qualquer jeito, vai se vivendo, tomando um analgésico qualquer ou um daqueles chás que mamãe fazia tão bem e que curava tudo, até olho gordo.
Bons tempos aqueles de antigamente, quando éramos crianças e o máximo que adoecíamos era em razão de uma gripe ou daquelas doenças que nos punham literalmente no estaleiro, tipo sarampo, varicela, cachumba...
Os tempos mudaram! A medicina evolui muito e com elas nossas chances de chegar aos 100 anos de idade e até ultrapassá-los, de modo a fazer inveja até a Matusalém. Pois bem, a medicina tem hoje muitas cartas na manga mas... é preciso que a gente esteja atento ao jogo porque determinados sintomas devem ser tão respeitados quanto o sinal vermelho nos semáforos. Se você “furar” as conseqüências podem ser as mais terríveis.
Por que não ir de imediato ao médico? – Verdade que ninguém gosta de se sentir um paciente, ser apalpado, tocado, analisado, esmiuçado da cabeça aos pés. Mas verdade também que é preciso olhar para si mesmo e ter a certeza de que se é humano e portanto, frágil. Mesmo que se trate do maior dos machões. De nada adianta ser forte se o organismo está comprometido.
Segundo levantamentos recentes junto à comunidade médica , o homem brasileiro já está se cuidando melhor e indo fazer exames de rotina e de prevenção, como por exemplo o de próstata. Diferentemente da mulher, que procura o ginecologista com maior freqüência, o homem tem ainda muito preconceito com relação a certos exames e o da próstata tem levado muitos após os sintomas se fazerem presentes, o que é um erro grande e pode ser fatal. É preciso deixar preconceitos de lado e fazer, pelo menos a cada dois, até os 40 anos de idade, um exame preventivo. Dos 40 anos em diante, é bom marcar presença no urologista uma vez ao ano. Essa medida previne o câncer da próstata, responsável por um elevado número de óbitos e permite ao indivíduo cuidar também do seu instrumento de prazer, o pênis. Aliás; o câncer do pênis também tem números expressivos e muitos homens nem se dão conta de que é preciso fazer uma higiene constante a fim de evitar também outras doenças ou infecções.
Exames de sangue, urina e fezes são também aconselhados em períodos de 12 meses pois ajudam a identificar uma série de males que podem ser combatidos no início de suas manifestações e portanto, evitando muitas mortes. Além disso, exames de ordem cardiológica são de muita valia principalmente para pessoas que já possuem problemas de pressão arterial.
Nada como uma boa consulta ao médico e a realização de exames diversos para se manter em dia com a saúde e deter uma qualidade de vida que permita chegar aos 100 anos com disposição e sobriedade. Chegar a chamada “idade do Condor” é fácil. O difícil é atravessar esse período sem dar importância aos cuidados que se deve ter para consigo. Sedentarismo deve ser eliminado do seu dia a dia. A pratica de esportes é por demais aconselhada pelos médicos e, se você não tá muito a fim, pelo menos uma caminhada diária de uns 30 minutinhos já ajuda muito.
Deixe preconceitos de lado e procure fazer exames de rotina e preventivos com regularidade. Isso vale para homens e mulheres de todas as idades pois, essa coisa de “idade do Condor” é apenas uma salutar brincadeira. Agora; com a saúde não se brinca jamais.
Ah! Crianças tem energia e aparentemente estão saudáveis. Mas é sempre bom levá-las para uma visitinha aos pediatra. Muitas vezes, uma mexidinha na alimentação já lhes permite chegar à idade adulta com muito mais vitalidade.
Então não esqueça: sentiu uma dorzinha aqui, ali ou acolá? Procure seu médico e fique de bem com a vida!

Nenhum comentário: