sexta-feira, 29 de maio de 2009

VENDEDOR DE LIVROS É A PROFISSÃO DO FUTURO


Muito antes de me enfiar no universo da televisão e do jornalismo eu tentei algumas profissões, como vendedor de livros, por exemplo. Recordo daqueles tempos em que eu batia de porta em porta e ia assim, colecionando uma enormidade de “NÃO”. Mas com certa insistência, conseguia vender alguma coisa. Havia um treinamento específico na editora, que sinceramente era de uma magia envolvente, mas na prática, a gente levava mesmo é muito fumo.
Hoje, muitos anos depois, acabo de descobrir que o emprego do futuro é justamente uma coisa do passado, que eu vivi na pele e que, mesmo diante das dificuldades, me auxiliou no crescimento pessoal e intelectual, sem contar é claro, com aquele dinheirinho que ajudava a pagar as contas.
Confesso que não fiquei muito tempo nesta batalha, porque a maioria das pessoas não tinha o gosto pela leitura na época, e hoje isto ainda inferniza a vida de muitos vendedores de livros Brasil afora. Mas existem muitas pessoas que compram livros sem hesitar e o segredo do bom vendedor é acertar a porta e o mais importante, a abordagem.
Se você chegar fazendo aquela pergunta direta: Quer comprar livros? – Danou-se; porque vai ouvir um sonoro “Não”. A pergunta, no meu entender ativa nas pessoas uma autodefesa em relação à compra, que significa desembolsar dinheiro e além disso, em livros.
Se você fizer a mesma pergunta para vender cerveja geladinha, a resposta será um baita de um “Sim”. Coisas da nossa gente e de sua cultura.

Mas voltando aos livros e à profissão, a noticia é muito boa, principalmente para quem está procurando um emprego que possa oferecer uma renda convidativa, entre os mil e cinco mil reais. Pelo menos é o que garante o presidente da Associação Brasileira de Difusão do Livro (ABDL), Luís Antônio Torelli, que neste mês de junho assina convênio com o Ministério do Trabalho para o recrutamento e capacitação de milhares de novos vendedores de livros de porta em porta.
Pode parecer, à primeira vista, uma doce ilusão – mas a verdade é que os vendedores de Barsa, enciclopédias similares, livros de autoajuda,guias culinários e romances estão ganhando dinheiro e colocando estas obras no topo da pirâmide econômica.
Só em 2008, por exemplo, foram vendidos no Brasil aproximadamente 20 milhões de livros neste sistema, graças ao talento e boa vontade de uma legião estimada em 30 mil vendedores que não desistem nunca.
Para quem de repente decidir adentrar neste campo, pode ser que em princípio ache dificil até porque a Internet oferece muitas opções e até livros online. Mas a grande verdade é que as pessoas que gostam de ler preferem, na maioria dos casos ter em mãos o seu livro e poder ler com tranquilidade e na hora que assim o desejarem. Além disso, e este é um bom ponto de venda, é interessante não esquecer que a ação de “pegar” o produto nas mãos sempre será uma atitude positiva porque o comprador quer, ainda que silenciosamente ter o direito de dizer “este livro é meu”.
Outro ponto interessante é a linha editorial que se oferece, e as preferências vão de romances, livros de autoajuda e livros com conteúdo espiritualista. Obras que ensinam as artimanhas da culinária ou que estão voltadas à ensinamentos diversos de como criar ou produzir uma gama de coisas também interessam a muita gente. Mas o grande segredo é e sempre será a abordagem inicial, aquele instante em que o vendedor e o comprador ocupam posições bem diferentes neste tabuleiro. Mexer a peça certa para “quebrar o gelo” é fundamental e só depois é que o vendedor vai conversando até expor o livro e fechar sua venda.
Não é fácil para ninguém, mas há que se pensar e ter a plena certeza de que existem compradores em todas as partes. O segredo é acertar a porta, quebrar o gelo e é claro, oferecer obras convidativas e se possivel for, facilidades nos pagamentos.
A noticia me deixa feliz por estes fatores: o de que o número de leitores vem crescendo ano após ano e que por esta razão, o mercado editorial cresce, novos autores começam a ganhar destaque e o famoso vendedor de livros, deixa de ser “aquele chato de galochas” para se transformar num autêntico distribuidor de cultura pura.

33 comentários:

Unknown disse...

Sou um Vendedor de livros porta a porta e fico muito feliz dessa profissão maravilhosa estar se destacando tanto pois eu fiz minha vida e da minha familia. Yuri,Passagem franca do Piaui,PIAUI...

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

vendo livro a 18 anos porta a porta meu nome e patricia estou junto com a minha surpevisora a 15 anos, conhecemos o Brasil todo... e semeamos cultura por onde passamos eu e CEIÇA SOUZA... Patricia, Barro Duro, Piaui...

Unknown disse...

Toda a Equipe de vendedores de livros a edidora PAE "Programa de Assistência ao Estudante" Fica muito feliz em saber que está se valorizando tanto os vendedores de livros no Brasil....nos tambem fazemos parte de levar cultura e educação para todas as pessoas deste pais...www.pae.com.br... equipe da CONÇEIÇÃO...
YURI
PATRICIA
ADILTON
LUCIA
FABIO"gaucho"
JR BALA
RENAN
ENISE
ALEXANDRE
CELENE

Anônimo disse...

sou vendedor de livros juridicos de porta ha porta.
Fiquei muito feliz por saber dessa.
Noticia.espero que continue crecendo o ramo. blz

Anônimo disse...

sou um vendedor e sofro, mas com fe em Deus nos venceremos...

Unknown disse...

Como faço para ser um vendedor de livros porta a porta. Minha cidade é muito pequena mas possui uma faculdade. Há uma carência muito grande para conseguir contato com o mundo da leitura. Espero respostas.

MSN/E-MAIL: viniciuscarvalho2000@hotmail.com

Abraço até mais.

Anônimo disse...

Estou interessado em vender livros na net através de uma loja virtual, alguém pode me indicar editoras, pessoas, etc. onde eu possa comprar os livros para eu revender?

jmarfim@ig.com.br

kar disse...

Olá... gostaria de saber a origem dessa matéria... gostei muito da matéria... se voce pudesse me dizer onde posso encontrar a materia original isso iria me ajudar muito!!!! vc pode deixar a resposta aqui mesmo no seu blog e eu volto para ver se vc me respondeu....

Pedro Brasil Jr disse...

Prezado KAR:

Agradeço pela leitura e informo que o artigo é de minha autoria. Você pode obter informações mais precisas sobre o tema com a
Associação Brasileira de Difusão do Livro (ABDL). Basta digitar no Google e por certo que vai bater no portal deles.
A partir de lá, você consegue mais informações sobre esta profissão que cresce dia após e que tem ajudado muita gente a ganhar seu pão de cada dia.

Grande abraço e sucesso!

PEDRO BRASIL JUNIOR

Anônimo disse...

Oi boa tarde!
tambem fico feliz em saber que o ramo de livros porta a porta, esta crescendo pois tenho uma equipe que vende enciclopedia.

RICAR disse...

SOMOS DA EMPRESA RICAR COMERCIO DE LIVROS E FICAMOS MUITO CONTENTE EM SABER QUE A CADA DIA QUE PASSA AGENTE FICA CADA VEZ MAIS RECONHECIDO E PRINCIPALMENTE EM SABER QUE A NOSSA PROFISSÃO SERÁ A PROFISSÃO DO FUTURO,SOMOS VENCEDORES, POIS GOSTAMOS DO QUE FAZEMOS E A NOSSA MAIOR VITÓRIA É QUANDO CONSEGUIMOS FAZER UM NÃO VIRAR UM SIM!!!!!!! ASSINADO EQUIPE GUERREIROS DA RUA!!!!!

jr disse...

ola.. sou jr. so um pequeno empres; tenho um equipe já trabalho a 14anos nu ramo adoro nao mim vejo fazendo outra coisa. um abraço p/ tudos vendedores sucesso para voçes

Anônimo disse...

Boa Tarde,Somos uma editora da qual buscamos vendedores de livros se você puder nos ajudar indicando vendedores ficaria muito grata.
contato@editorasollivros.com.br
www.editorasollivros.com.br

Anônimo disse...

Segundo o livro: A Construção do Livro - de Emaneul Araújo:

o mercado editorial é grande. Muitos livros estão sendo produzidos. Mas, muitos autores já abandonaram o livro impresso e migraram para o e-book.
"Na França, por exemplo, em 2008, só houveram 9 (nove) livros impressos."
Existem livrarias online especializadas na venda.
Essa novidade da venda de e-books já começou no Brasil, como podemos ver na Livraria Saraiva online.
Cuidado com a opinião de quem tem o intuito de enganar. O livro impresso está dando os últimos suspiros. Principalmente depois da era do IPAD - que torna acessível e móvel a leitura de e-books.

Anônimo disse...

Quando o leitor brasileiro tomar consciência que é muito mais barato comprar um e-book. E as livrarias atentarem para o fato de que não precisam contratar um funcionário de custo elevado enquanto podem criar um site de venda desse mesmo livro, na versão digital por um preço mais quase dez vezes mais barato e contratar um webmaster, o livro impresso morrerá.
E quando os escritores souberem que o custo de produção do e-book é zero, enquanto a do livro impresso custa em torno de R$ 15,00 cada exemplar (100 livros = R$ 1.500,00 de custo), os escritores migrarão para o ebook.
Eu já migrei para a mídia digital como escritor.
Esse foi meu contraponto. Muito obrigado.

flavio luiz de souza disse...

sou um vendedor de livros craças a deus tra balho 26 anos no romo muito bom

Anônimo disse...

Sou de uma editora sediada em sp, estou a procura de vendedores de livros porta a porta

Flório disse...

Sou vendedor de livros, procuro uma empresa para trabalhar, tenho muita experiência, contato por email: floriomellonari@yahoo.com.br
Moro em Campinas SP. Obrigado.
Flório.

cristhian disse...

bom vendo livros porta a parta faz sete meses media de livros ao mes 35 vendas entreges e consultadas mas vendo umas 50,15 cairão com certeza mas é um bom trabalho qe só aguentan os bons!!!!!minha colesão de nãos é grande mas a cada não qe recebo me istimula a receber um sim!!!! Cristhian agogora tem qe voltar a bater e fazer uma revizita até mais!

Pedro Brasil Jr disse...

Cristhian:
Agradeço pela visita ao espaço e pelas suas palavras. Vejo que você é persistente e este é o maior trunfo que você tem. Apesar da televisão, do rádio, da internet...os livros seguem adentrando muitos lares, o que é muito bom. Precisamos dar sequência ao tema e incentivar a leitura.Eu particularmente não consigo me ver sem ter um bom livro para folhear, ler e carregar comigo.
Sucesso em suas vendas!
Grande abraço!

cristhian disse...

cristhian:valeu cara eu me orgulho de saber qe eu estou contribuindo para a cultura do brasil. vender livros é bom e tem qe estar com um bom altoestima e aqele dia 10 de novembro ao sair da lan house eu vendi 6 coleções de livros pela motivaçõa qe suas palavra me deram!e percebi qe qem entende de cultura sabe qe a nosssa profição exige capacidade e conhecimentos!!!e isso ai abraço e novamente tenho qe ir vender!!!

Anônimo disse...

vendedor de livros e aprofição que mais.emriquece conheço uma poção de pessoas que estão bem de vida, como o cantor maranhence brito junho, constantino em goiania jose ribamar em tocantins cuju carro dele e uma hylux.acumula bems como predios e kitinetis e uma solida empresa de vendas de livros,

joseribamar disse...

ola,tenho uma distribuidora de livros,e sou treinador de vendas treino, para porta em porta e colegio estou trabalhando em um DVD QUE EMBREVE. ESTARA NO MERCADO.SOU BASTANTE CONHECIDO NO MUNDO DO LIVRO JA TREINEI MILHARES DE VENDEDORES,SOU CLIENTE DE EDITORAS CONHECIDAS COMO PAE DIDATICA DISCAL E OUTRAS COMO EMPRESARIO DE SUCSSO.TAMBEM DOU PALESTRAS EMPRESARIAL DE MOTIVAÇÃO E DICAS PARA OBTER SUCESSO e lidera equipe de vendas. se vocer também ficou entereçado dei seu email ou telefone quando sair o dvd emtraremos emcontato com você..contato.. IMPE-joseribamar@hotmail.com tel,63 34121043.fala com jose ribamar ou lindalva,

joseribamar disse...

reintero que um dvd com motivação de venda e muito bem vindo .esta sendo muito esperado esse lançamento.

Anônimo disse...

Sou tbm do RJ, tenho uma pequena empresa e dou emprego a mais de 10 vendedores de livros porta a porta , e colegios do Rio e Interior.E fico feliz de saber que está em franca expanção vendas de livros.Obrigado e feliz 2012 e boas vendas

Anônimo disse...

metodologias de investigação
http://www.sitiodolivro.pt/pt/livro/metodologias-de-investigacao/9789898413871/

Anônimo disse...

Meu nome é Gefson Correa, sou autor do livro Guerreiros da Resistência, e procuro vendedores ou distribuidoras.
O livro de teor cristão aborda o ocultismo em dialogos. O livro é de categoria Romance.
Fatos verídicos narrados no livro foi o suficiente para pessoas inocentes morrerem e o autor ser expulso do Brasil por uma irmandade secreta que atua no mundo.
Somente agora que "a poeira" abaixou pode publicar o livro.

Gefson Correa
gefson@gmail.com
www.guerreirosdaresistencia.com.br

Anônimo disse...

certa vez um reporte perguntou a Bill Gates o que ele daria ao seu filho um livro ou um computador Bill responde um livro. sou vendedor tenho uma equip, quero formar outra interssados me lig 79 98407864.

Anônimo disse...

“ESTES SÃO OS DOIS MAIORES LIVROS QUE MAIS CRESCEM EM TODO O MUNDO”
PARA INICIAR QUALQUER COISA EM SUA VIDA VOCE PRECISA SABER DE TRES COISAS:
1º O QUE VOCE PODE FAZER PARA INICAR ALGO QUE LHE TRAGA OS RESULTADOS QUE VAI MUDAR A SUA VIDA.
2º COMO FOCAR NUM OBJETIVO ATÉ TORNA-LO REAL.
3º COMO DETERMINAR UMA MUDANÇA EM SUA VIDA
Baixe este livro aqui e agora! R$ 2.99 (preço simbólico)
http://www.livrariasaraiva.com.br/produto/6985578/determinacao-o-pensamento-positivo/

SER OU NÃO SER?
AMANDO, OU AMADA? ISTO SÓ DEPENDE DE VOCÊ.
O QUE VOCÊ ESTÁ BUSCANDO?
NÃO CONSEGUE ENCONTRAR?
ENTÃO NÃO PERCA MAIS TEMPO COM A SOLIDÃO.
DECIDA AGORA PARA QUE O PODER QUE ATRAI LHE TRAGA O QUE VOCÊ BUSCA!ISTO SÓ VOCÊ PODE DECIDIR POR VOCÊ. QUER A MINHA AJUDA? BAIXE ESTE LIVRO AGORA.
R$ 2.99 (preço simbólico)
http://www.livrariasaraiva.com.br/produto/7003798/chamam-me-lene-estou-vivendo-um-grande/

Barboza disse...

Estou procurando urgente.... Pra mim e uma nova profissão

Anônimo disse...

O vendedor porta a porta continua sendo um excelente negócio!
Interessados em parcerias e formação de equipes (nível brasil) estamos à disposição!

Grato,

Antônio
marcos_ms_sp@hotmail.com

36Linhas disse...

Revendedoras 36Linhas
Buscamos montar uma rede de revendedoras para oferecer nossos produtos digitais (ebooks e audiobooks).
Você quer ganhar dinheiro extra ou mesmo ter uma renda mensal considerável, então temos uma oportunidade para você.
Para saber mais acesse a página no link abaixo.
Boa sorte!
http://36linhas.com/oportunidades-de-licenciamento-e-ganhar-dinheiro-na-internet.html