terça-feira, 24 de março de 2009

A RESPEITO DE ARCO-ÍRIS

A paisagem pode ser qualquer uma. Quando chove e brota do solo aquele incomparável aroma da terra, a gente percebe o quanto é importante uma boa chuva para realçar o verde e nos preencher a vida de esperança. Isso tudo sem que a gente esqueça da algazarra da passarada feliz pelas minhocas que "dão mole" e pelos insetos que voam perdidos. A natureza exprime a sua beleza também num dia chuvoso, mesmo que a gente fique reclamando.

Para dar um toque ainda mais especial, a natureza se encarrega muitas vezes de brindar nossos olhos com aquelas cores maravilhosas que singram o céu e nos fazem parar no tempo.
O arco-íris, símbolo da aliança de Deus para com os homens é cientificamente apenas mais um entre tantos fenômenos, mas que encanta a todos.
Já pela mitologia grega, diz-se que Íris era a mensageira da deusa Juno e descia do céu num facho de luz vestida com um xale de sete cores, originando daí, a palavra arco-íris e o termo íris, alusivo aos olhos.
Se a gente perguntar de bate-pronto para os outros quais são as sete cores do arco-íris, muita gente vai se enrolar na resposta, da mesma maneira que se forem atiçados em dizer os nomes dos sete anões da fábula Branca de Neve. Parece simples e fácil, mas alguns relatos dizem que estas perguntas já fizeram parte de provas em vestibulares e muita gente errou.


Assim, vamos anotando as sete cores do arco-íris: Vermelho - Laranja - Amarelo - Verde - Azul - Anil - Violeta.

Para não ficar chato e você não ficar ai esquentando a cabeça, os Sete Anões são: Mestre, Dengoso, Soneca, Atchim, Zangado, Dunga e Feliz.

Nenhum comentário: