segunda-feira, 2 de março de 2009

CHEF SÔNIA- ELA TEM A RECEITA PARA O SUCESSO DO SEU EVENTO

Alguém já disse que “cozinhar é uma arte” e a gente nem deve tentar questionar o talento de quem sabe preparar deliciosos pratos. Tal como uma obra de arte produzida a sete pincéis pelo artista, a culinária exige também um talento nato, para muitos um dom abençoado e para outros, uma paixão desenfreada.
Temos visto exemplos de verdadeiros artistas que transformam diversos tipos de alimentos em fascinantes esculturas, muitas das quais vão ornar as mesas mais finas e exigentes, dando aquele toque todo especial à reunião de famintos convictos.

Mas a grande verdade é que para se tornar um Chef é preciso galgar cansativos degraus e é claro, estudar e pesquisar muito e ter na prática todo o jogo de cintura que se pode comparar a um daqueles magistrais dribles de um craque dentro de campo. É um comparativo exagerado, mas não foge à regra. E como diz o comentarista: “A regra é clara!” - Na cozinha a regra é distinta e um mestre cuca de verdade sabe muito bem como reunir os ingredientes e com eles preparar sua “poção mágica”, capaz de prender a todos pelo estômago e pelo paladar.
Cucas existem aos montes mundo afora e nos restaurantes mais finos eles são a jóia rara da casa, porque conhecem muito bem o gosto dos seus clientes e se esmeram ao máximo para satisfazer todas as vontades.
Bem perto da gente iremos encontrar uma catarinense muito ativa que desde muito cedo se apaixonou pelos encantos da culinária só de observar a vovó preparando suas iguarias e é claro; se deixando levar pelo aroma como a gente se deixa levar por um sonho bonito.
Lá pelos 9 ou 10 aninhos, Sônia, descendente direta de italianos começou a dar esses primeiros passos e nunca mais parou, a não ser para estudar na Universidade Federal do Paraná, na área de biologia médica e depois, por estes acasos do destino, como boa artista que já era, formar-se em Designer e Artes Plásticas.Não foi, como se observa, tão difícil conciliar esses talentos. Sônia ou Chef Sônia, como é conhecida por seus amigos e clientes conseguiu unir o útil ao agradável e sua paixão pela culinária tomou uma forma mais ampla, levando-a por muitas ramificações que a tornaram uma expert no assunto. Apesar de tantos estudos e pesquisas, ela jamais se deixou esquecer das antigas reuniões de família regadas a uma boa polenta com radiccio e um bom vinho tinto, coisa que italiano nenhum dispensa, sem contar com a balbúrdia de tantas conversas e discussões no melhor estilo da “buana gente”.
Foi daqueles tempos que aprendeu a arte das massas elaboradas com seus molhos pomodoros e passando pelos risotos que a todos sempre encantavam. Da culinária italiana, onde cresceu aprendendo tudo, Sônia decidiu ir mais longe sem, no entanto afastar-se dos aromas italianos, já que aos 15 anos foi morar bem pertinho de Santa Felicidade e de seus afamados restaurantes.
Não poderia acontecer outra coisa a não ser se deixar levar por este universo envolvente que a fez agradar familiares e amigos com suas pizzas, massas e doces com recheios generosos. Tudo num bom fogão à lenha, da mesma maneira que a “nona” fazia em seus inesquecíveis tempos de infância.
Com toda a fama que foi construindo ao longo dos anos, Sônia não teve dúvidas e atirou-se em cursos, literatura voltada à história da gastronomia em todo o mundo e paulatinamente foi profissionalizando-se de tal maneira que atingiu um elevado grau nesta escadaria por onde só sobem os que realmente já nascem com este talento de encantar as pessoas através das delicias que criam em suas cozinhas através de receitas conhecidas ou de muitas que se transformam em “segredos de estado”.
A partir de um determinado momento, Sônia passou a atender pedidos de amigos para festas e jantares típicos e depois, começou a organizar eventos em Curitiba, Santa Catarina, Mato Grosso do Sul e São Paulo, onde residiu por nove anos. Sempre atualizada com as mudanças na gastronomia italiana contemporânea, Sônia não deixa para trás a velha e tradicional cozinha italiana, no melhor estilo e que é sem sombra de dúvidas a sua grande paixão.
Profissional com vinte anos de estrada e sabem-se lá quantos pratos já produzidos, Sônia começa a olhar novos horizontes, com idéias de levar seus conhecimentos e sua arte a pontos distantes, através da mídia, seja ela impressa ou televisiva. Por enquanto é mais um sonho, mas considerando sua desenvoltura de italiana nata, sua simplicidade como ser humano e sua invejável força de vontade, temos certeza de que este novo desafio logo tornar-se-á uma realidade. Membro oficial da FIC – Federazione Italiana Cuochi, pelo trabalho já realizado é reconhecida como chef de cozinha e continua com o seu saboroso trabalho de atender gostos apurados, sejam eles em sua residência, nas suas festas ou nos seus grandes eventos. Vale a pena contar com a arte e o talento dessa chef que não mede esforços para criar pratos a altura dos paladares mais exigentes.
Ficou com água na boca? – Uma sugestão: em sua próxima festa ou evento, chame a Sônia, porque o resultado será inesquecível.
Para fazer contato com ela, ligue (41)9247-1567 ou então pelo e-mail: chefsoniacarlindo@gmail.com
Para conhecer um pouco mais sobre o trabalho da chef Sônia, visite: www.donnachef.blogspot.com





A gente só pode desejar um Bom Apetite!!!




5 comentários:

Anônimo disse...

Vim parar em seu blog, Pedro, viajando pela net.
Parabéns. Muito bom!
Adorei a dica sobre a chef.
Ela é de Curitiba? .
Percebo que o que a Chef Sônia faz, é o mesmo que alguns amigos fazem aqui em SP. Muito inovador o trabalho e diferenciado.
Parabéns para a "bela" chef Sônia.

Anônimo disse...

Que trabalho bonito, para uma chef igualmente bonita.
Creio que suas maravilhas abrilhantem qualquer situação de evento.
Pena que seja em Curitiba, percebi pelo código de área.
Mas, aqui em POA, seria muito bem vinda.
Desejo felicidades e tiro meu chapéu.
Uma excelente idéia.

Anônimo disse...

Hummm
Imagino programar uma festa em casa e não ter que se preocupar com nada.
Ótima idéia,diferente.
Uma pessoa pelo visto com bastante conteúdo de aprendizado.

Anônimo disse...

Antes demais nada, devo agradecer ao Pedro Brasil, pela brilhante matéria sobre a chef Sônia.
Não apenas por se tratar de modernidade, mas principalmente pq a profissão é linda.
Habitualmente encontramos os tais problemas na hora de bem receber um convidado.
A proposta da chef é interessante e de bom gosto.
Parabéns tbm a chef Sônia, pela beleza e simpatia que transmite nas fotos.
Um abraço e sucesso.
Fernando A.Prochislow

Anônimo disse...

Que beleza de chef!
Que beleza de capacidade profissional.
Isso é um descanso para os que recebem.
Tranquilidade e a certezxa de um bom serviço e extremo bom gosto.
Abraço.
Ester B. de Silveira