Neste instante, tudo pode estar acontecendo nos oceanos .
A pesca indiscriminada,
submarinos nucleares que
se chocam, plataformas petrolíferas
que não páram e infelizmente, a caça à baleia.
A noticia chega tão sorrateira quanto a atitude dos japoneses em voltar a importar carne dos maiores cetáceos do planeta. O Jornal Japan Times publicou a informação enfatizando que a importação era proibida no país desde 1988. Agora, o Ministério da Economia do Japão deu sinal verde para a importação de pelo menos, 5,6 toneladas da carne da baleia Minke da Noruega. Pouco tempo antes dessa atual decisão, o País do Sol Nascente já havia liberado a importação de carne de baleia da Islândia, depois de uma proibição que durou 17 anos.
Essa atitude japonesa vem na contramão de decisões mundiais contrárias à caça das baleias e já começa a agitar muitos países através de significativos e justos protestos. E nós vamos deixar o nosso protesto aqui registrado também afinal, nestes tempos em que a humanidade sente-se ameaçada pelos desmatamentos, pela poluição e pela extinção de centenas de espécies animais e vegetais, é uma vergonha ter que aceitar que países como a Islândia e a Noruega prossigam dizimando as baleias e que o Japão, tão notável em seu crescimento tecnológico se proponha em incentivar o consumo da carne de baleia contribuindo assim para a extinção de muitas espécies num futuro bem próximo.
É sabido que o mar é o grande celeiro da humanidade, no entanto, é preciso que a pesca em todas as partes seja praticada de modo sustentável e que muitas espécies sejam respeitadas, neste caso as baleias.
A cada dia que passa, observamos que o homem, diante da economia, não tem parâmetros perante a grandeza e diversificação de espécies que o planeta oferece e o que a gente antecipa desde agora, é um futuro terrivelmente horrível e devastador.
Temos uma grande admiração pelo povo e pela cultura japonesa, mas a respeito dessa lamentável decisão do seu governo, temos sim, que repudiar aqui e agora!
2 comentários:
Que vergonha, realmente!
Sempre ouvi dizer que nosso povo é de terceiro mundo e que deveríamos invejar os orientais...uma palhaçada!
Sou brasileiro com muito orgulho.
Parabéns pela matéria aqui em seu blog.
Um abraço,
Ademir ( Apucarana )
Parabéns pela matéria, Pedro.
Triste realidade! Concordo com Ademir...
Abço,
Sônia
Postar um comentário